O Google anunciou que o os mostradores legados do Wear OS, que foram os primeiros, serão removidos da loja Play Store em 2026.
No momento, a única grande mudança é que novos watch faces não podem ser publicados utilizando o desenvolvimento antigos.
Para os itens existentes, nada muda, os usuários podem usar sem problemas e os desenvolvedores poderão lançar atualizações até o próximo ano.
Watches faces mais antigos precisam ser migrados
Com o Wear OS 5 e Wear OS 5.1 em muitos relógios e o Wear OS 6 perto de ser revelado, o Google anunciou que os watches faces mais antigos precisam ser migrados para nova versão ou serão removidos a partir de 2026 da loja Google Play Store.

A mudança tem a intenção dos desenvolvedores utilizarem a versão mais recente do formato dos mostradores, o Watch Face Format, que utiliza XML declarativo e tem muitas vantagens.
O novo formato é mais eficiente, ele não é um APK, mas sim um recurso que aproveita as funções do próprio sistema, o que traz benefícios como menor consumo de energia, maior eficiência, velocidade e menos códigos.
Os formatos antigos são conhecidos como Android X e Wearable Support Library (WSL) e claro, estão sendo abandonados, principalmente por exigir mais código, fazer com que os desenvolvedores trabalhem em economia de energia e muito mais.

Desde o começo de 2025, os mostradores nos formatos antigos não estão sendo mais publicados na Google Play Store, mas ainda podem ser atualizados normalmente.
Já em 14 de janeiro de 2026 tudo muda, os Watch Face legados não poderão mais ser instalados pelos usuários e nem atualizados pelos desenvolvedores, mas os itens que já foram instalados pelas pessoas irão continuar a funcionar, só não poderão ser reinstalados no futuro.
As compras, assinaturas e compras nos aplicativos serão removidas a partir da mesma data, e as compras e assinaturas continuarão funcionando, apenas as assinaturas que não poderão ser renovadas.

Para que os usuários consigam instalar, aproveitar as compras e o próprio mostrador, os desenvolvedores terão que migrar para o Watch Face Format até o dia 14 de janeiro de 2026.
Google fala que o novo formato é ideal para os desenvolvedores de mostrados, já que traz desenvolvimento simplificado, desempenho e consumo de energia aprimorado, maior segurança e compatibilidade com as futuras versões do Wear OS.
Lembrando que no Wear OS 5 o Watch Face Format é o único que pode ser instalado pelo sistema, que não traz suporte para os mostradores legados.
Fonte: Google
Deixe um comentário