Android pode ganhar proteção para evitar golpes bancários por ligação com compartilhamento de tela

Android Logo

Google trabalha para trazer proteção contra golpes bancários no Android que utilizam ligação com compartilhamento de tela.

Intenção é ajudar os usuários desatentos, evitando maiores problemas, que vai de perder o dinheiro, a ter empréstimos e muitos mais.

Ainda em desenvolvimento, é esperada a sua chegada no futuro, sendo um novo recurso de segurança para sistema.

Irá avisar que algo está errado

Foi descoberto na versão de teste do Google Play Services (25.18.31) que o Android contará com proteção para golpes que usam ligação e compartilhamento de tela.

Android Logo

Atualmente conhecido como “BankScamCallDetectionService” será uma ferramenta para tentar livrar os desavisados que estão caindo em um golpe antes que seja tarde.

Essa fraude em específico, funciona assim, o criminoso irá ligar para a vítima, afirmando que é um funcionário do banco, e que a conta está com algum problema, que é precisa compartilhar a tela e realizar algumas ações que serão faladas durante a chamada.

Claro que no final, a pessoa mal-intencionada tem acesso a senha e dados, o que permite fazer a limpa na conta, além de pedir empréstimos e mais, o que é um grande problema futuro para a vítima.

Para tenta ajudar a diminuir esse tipo de golpe, alguns códigos do Play Services beta revelam que o Google trabalha em uma ferramenta específica para isso.

Detecção de golpes nas ligações de voz
Detecção de golpes nas ligações de voz

O recurso funciona assim, ao receber uma ligação de um número que não está na agenda, a função é ativada, ao mesmo tempo, fica verificando se tem um aplicativo de banco aberto, e se o compartilhamento de tela está em uso, se isso acontecer, uma mensagem de alerta irá informar que é um golpe.

Além de trazer a opção de desligar, o recurso ainda contará com a capacidade de denunciar o número como um golpe, o que será informado para outras pessoas que receberem a mesma ligação.

O monitoramento da função será em torno de apps de banco e de compartilhamento de tela em ligações, o que é muito suspeito, e claro, o Google não terá acesso ao conteúdo da chamada.

Ao que tudo indica, o Google terá uma lista de apps de bancos que irá monitorar, algo que poderá ser expandida de forma rápida.

Android Logo

Como faz parte do Google Play Services, é esperado que uma vez disponível, o recurso não seja exclusivo do Android 16, mas que esteja sendo liberado para a versão mais recentes do sistema.

Fonte: Androidauthority

Confira também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *