Android 16 pode ter Detecção de Intrusão para verificar se aconteceu uma invasão

Android Logo

O sistema Android 16 pode ter uma nova ferramenta para verificar uma invasão, chamada de Detecção de Intrusão, ainda está em desenvolvimento.

Ferramenta de segurança é bem interessante, ela serve para saber o que aconteceu e não para evitar.

As informações serão de grande interessante, permitindo descobrir se o aparelho está seguro, como aconteceu o problema.

Ferramenta permitirá descobrir o que aconteceu

O Android 16 pode ter o Programa de proteção avançada, que contará com Detecção de Intrusão verificar uma invasão.

Google Play Services Logo

Recurso é diferente de outros, que na maioria são criados para evitar e proteger, mas não esse ele serve para depois que acontecer um problema.

Se o aparelho for invadido ou se o usuário achar isso, a ferramenta poderá ser utilizada para fazer uma análise forense nos dados e sabe realmente o que aconteceu.

A descoberta da função foi feita no Google Play Services beta, na versão 25.18.31, ela é citada em algumas linhas de códigos.

Nessas linhas são reveladas que uma vez em uso, os usuários terão que concordar com a coleta de dados de logs E2EE, como eventos USB, informações de rede, como histórico de navegação, instalações de aplicativos, conexões Bluetooth, informações de tela de bloqueio e Wi-Fi.

Android Logo

As informações serão criptografadas e enviada para a conta do Google do usuário, que será o único eu conseguirá descriptografa utilizar a senha da conta e a tela de desbloqueio.

Esse conjunto de informação é bem interessante para conseguir rastrear quando e como a invasão aconteceu, dados que foram obtidos e o que foi modificado no sistema e arquivos em geral.

Então é uma forma única do próprio sistema recolher dados e informações importantes para descobrir ou verificar invasões que aconteceram.

Como ainda está em desenvolvimento, não se sabe quando a Detecção de Intrusão estará sendo liberada, aparentemente pode ser lançado com o Android 16, mas como faz parte do Google Play Services, não é descartada a possibilidade de liberação para versões anteriores do sistema.

Fonte: Androidauthority

Confira também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *