Google Play Store: de 2024 até agora, quase metade dos apps foram removidos da loja

Google Play Store Logo

A loja Google Play Store a partir de 2024 começou a remover apps, quantidade atual é quase metade do número que estava disponível.

Diferente do que muitos podem pensar, a mudança em geral é positiva para todos, o que inclui usuários e desenvolvedores.

Requisitos mais rigorosos e mudanças na política podem ser os principais fatores para tantos itens não estarem mais disponíveis.

Fez uma grande limpa na loja

Milhões de aplicações foram removidas da loja Google Play Store de 2024 até o momento, e isso é muito bom para todos.

Loja Google Play Store atualizando aplicativos e jogos

No ano passado a loja contava com cerca de 3.4 milhões de aplicações disponíveis, algo que baixou para 1,8 milhões.

Isso significa que foram retirados o total de 47% dos apps que estavam na plataforma, o que é enorme, e muitos poderia pensar que é algo negativo.

Mas no geral, esse movimento é benéfico para todos, já que existem menos chances de encontrar itens que não servem para nada ou não funcionam como esperado.

Ao que tudo indica, o Google retirou muitos dos aplicativos que não corresponderam as suas políticas de antispam que foram iniciadas em 31 de agosto de 2024 e estão em vigor até hoje.

Google Play Store logo

Essa política chegou para aumentar a qualidade dos apps da loja em geral, proibindo aplicações com apenas texto, um plano de fundo ou/e que não são desenvolvidos para nada.

Na época, a empresa falou que seria a responsável pela avaliação e que poderia causar remoção de muitos itens, mesmo que fossem importantes para os usuários, mas que não contam com mínimo de recursos e funções esperadas.

Além disso, aplicativos que apresentem muitos defeitos como falhas na instalação, travamentos, fechamentos aleatórios e outros, também são removidos da loja.

Para que a loja Google Play Store mostre aplicações mais úteis, o Google removeu quase metade dos aplicativos existentes, o que é benéfico para todos, trazendo mais apps funcionais para os usuários, e aumentando as chances de os desenvolvedores terem seus itens descobertos.

Google Play Store segura

Apenas para informação, as três primeiras categorias que mais sofreram com a remoção, foram games (199,400), educação (160,700) e negócios (155,400).

Fonte: Techcrunch

Confira também:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *