Android Q Beta 1 é liberado, confira novidades e aparelhos compatíveis

Android Q Logo

Finalmente o Android Q Beta 1 está liberado, como uma nova versão do sistema, a novidade tem muitos recursos inéditos.

Com o Android Q Beta 1 o Google quer focar na privacidade, em novas maneiras de engajar usuários, melhorias de gráficos, câmeras, áudio e desempenho.

A nova versão do sistema Android já está disponível, permite que os usuários testem as novidades, confira de perto os recursos e alertem o Google sobre problemas.

Android Q Novidades

  • Suporte nativo para telas dobráveis
Android Q suporte para telas flexíveis

Com aparelhos chegando ao mercado com telas flexíveis em breve, caso dos Samsung Galaxy Fold e do Huawei Mate X, o Android Q traz suporte nativo para essas telas.

O sistema simplesmente recebeu algumas novas otimizações para conseguir deixar os aplicativos redimensionável para caber no espaço que precisar naquele momento, outra novidade é que os aplicativos podem ou não funcionar em tempo real.

  • Desempenho

O ART (tempo de execução padrão do Android) já tinha sido otimizado no Android 9 Pie, mas no Android Q ele está ainda mais rápido, isso significa que aplicativos serão abertos mais rapidamente, um exemplo é o YouTube que é aberto 21.13% mais rápido.

Android Q ART desempenho

Ainda o ART está recebendo otimizações internas para utilizar a CPU quando realmente é necessário, o que no final permite que os aplicativos funcionem melhor em aparelhos mais simples.

  • Gráficos e melhorias para jogos

O foco do Android Q é trazer a API Vulkan para todos os cantos do sistema, inclusive o Google revela que já está trabalhando com seus parceiros para que a API seja obrigatória em todos os aparelhos com processadores 64 bits que executam o Android Q, sendo uma recomendação para os processadores 32 bits com o sistema.

Vulkan Logo

A API Vulkan chega na versão 1.1 no Android Q, para ser um padrão no novo sistema, o Google está trazendo suporte experimental para o Angle, ele é uma camada de abstração gráfica projetada para compatibilidade de alto desempenho com o OpenGL, isso significa que os jogos com OpenGL ES podem se aproveitar da API Vulkan sem muito esforço.

  • Câmera

Com muitos aparelhos chegando com muitas câmeras, sensores de profundidade e muito mais, o Android Q chega para utilizar da melhor forma esses recursos.

No Android Q os aplicativos agora possuem a capacidade de solicitar uma imagem de profundidade dinâmica que possui metadados JPEG, XMP e um mapa de profundidade e confiança.

Android Q câmera desfocando

Assim é possível adicionar o efeito bokeh (desfocar), criar imagens em 3D e até mesmo criar uma fotografia em realidade aumentada, o que permitirá que suas fotos sejam ainda mais únicas.

  • Áudio e Vídeo

O novo Android Q traz suporte para novos codecs, o primeiro é o AV1, ele permite que você visualize streaming de vídeos de alta qualidade consumindo pouca rede, temos suporte para HDR+ para vídeos mostrarem sombra e luz mais fielmente, já para a otimização de transmissão de voz e música, o sistema conta com o codec Opus.

Agora o sistema ainda indica aos aplicativos que codecs ele possui, além de trazer a API MIDI nativa, que promete processamento de baixa latência e novas possibilidade para os desenvolvedores.

  • Redes

O Wi-Fi ganha um modo de desempenho, o Android Q permite que a conexão fique em alta performance e baixa latência, então jogos em tempo real, chamadas de voz, streaming e muito mais terão total performance na rede.

Android Q também traz melhorias e novas APIs, elas permite se conectar melhor com todos os dispositivos, o que inclui os aparelhos internet das coisas.

Ainda podemos citar que as redes em geral estão mais privadas e seguras, Wi-Fi, Bluetooth e rede de celular possuem novas APIs, elas permitem maior segurança e um controle maior sobre o acesso de dados, inclusive o Android Q traz MAC aleatórios quando conectados em redes Wi-Fi diferentes, sem contar com as melhorias e suporte para WPA3 e Enhanced Open.

  • Rede Neural

A rede neural foi o destaque no Android 9 Pie, agora no Android Q está sendo melhorado, conta com otimizações de desempenho, a nova NNAPI 1.2 ainda traz 60 novas operações, incluindo ARGMAX, ARGMIN, quantized LSTM.

  • Segurança e Privacidade

Para a parte de segurança temos um unificação de autenticação de biometria a nível de sistema. O Android Q traz suporte para as mais recentes formas de desbloquear os aparelhos, mas ganha melhorias importantes para o recurso de credenciais quando o usuários precisar comprar ou desbloquear aplicativos e o próprio dispositivo.

Além disso, o Android 9 Pie chegou com suporte para rede https, mas o Android Q traz suporte para TLS 1.3, que permite acesso a rede segura cerca de 40% mais rápida, o que também adiciona segurança aprimorada em muitos setores.

Android Q localização

A localização agora está ganhando uma nova opção, a de permitir que seja utiliza apenas quando o aplicativo está em uso, o que deixa você mais seguro sem rastreamento de dados 24 horas por apps que você não queira.

Na privacidade os usuários estão ganhando novas ferramentas para controlar o que os aplicativos podem acessar e visualizar, você tem controle sobre o acesso de aplicativos ás fotos, vídeos, áudio e muito mais.

Na privacidade o Android Q ainda traz limitações para que os aplicativos não consigam identificar IMEI, número de série e outros itens que podem identificar os dispositivos.

  • Atalhos para compartilhamento
Android Q compartilhamento

O sistema Android Q vem para tornar o compartilhamento ainda mais rápido, o recurso “Compartilhando atalhos” permite que os usuários acessem diretamente um aplicativo para compartilhar o conteúdo, o que deixa tudo mais rápido e simples.

  • Painéis de configurações
Android Q painel de configuração para aplicativos

Outra novidade feita para agilizar a vida dos usuários, ao entrar em um aplicativo, o mesmo pode mostrar um painel de configurações, esse recurso serve para que você consiga utilizar itens como NFC, internet e outros, mas sem a necessidade de sair do app para ativar esses recursos.

  • Aplicativos mais recentes

Ainda na parte de segurança o Android Q chega com recursos extras para proteger os usuários, agora sempre que você for instalar um aplicativo mais velho, ele irá te avisar, se o app possui o nível anterior a API 23 (Android Marshmallow), essa medida é para evitar que seu aparelho seja atacado com versão mais velhas de API que mostraram vulnerabilidades e que são usada para atacar o Android em geral.

  • Aparelhos compatíveis

Atualmente Android Q Beta 1 é compatível com a linha Pixel (XL), Pixel 2 (XL)e Pixel 3 (XL), mas como já foi revelado, o novo sistema será compatível com muitos aparelhos de fabricantes, algo que deve acontecer na próxima beta.

Se você possui um dos aparelhos citados, você pode se inscrever no site Android Beta e receber a novidade diretamente no aparelho via OTA, mas se preferir, pode baixar a imagem de fábrica aqui e fazer a instalação manual.

Resumo

Como podemos ver, o Android Q Beta 1 é uma melhoria interessante em relação ao Android 9 Pie, ele traz maior segurança, privacidade, performance, recursos e muitos itens melhorados, então os usuários em geral terão maior velocidade e um controle maior sobre seus dados.

Previous ArticleNext Article
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend