Android Pie para Samsung permitirá usar cartão microSD como memória interna

Galaxy S7 MicroSD

Finalmente a Samsung irá permitir utilização do cartão microSD para expandir a memória interna, o que aumentará o tamanho total de espaço disponível para uso.

O Android 6 Marshmallow trouxe uma grande novidade quando foi lançado em 2015, a capacidade de juntar o cartão microSD com a memória interna, algo bem interessante e que permite aumentar a capacidade total de armazenamento interna dos aparelhos até hoje.

Mas o recurso conhecido como armazenamento adotável não é algo obrigatório, tanto que algumas fabricantes não utilizam até hoje, entre elas podemos destacar a Samsung.

As fabricantes que não utilizam o armazenamento adotável do Android falam que o recurso tem vantagens e desvantagens, a maior vantagem é permitir que os usuários tenham maior espaço para guardar o que precisar e instalar mais jogos e apps, mas a maior desvantagem é se o cartão for de baixa velocidade, ele irá prejudicar todo o desempenho do dispositivos, ainda mais se ele é um top de linha, mas para esse último caso já existem cartões microSD A1 (velocidade 10) que traz grande desempenho para jogos e apps.

Android 9 Pie Samsung armazenamento adotável

Essa desvantagem foi a principal razão do recurso nunca ser utilizado pela Samsung, essa novidade foi produzida para aparelhos com pouca memória interna, mas curiosamente a possibilidade de utilizar o cartão microSD como memória interna nunca chegou nos tops de linha e nem nos aparelhos mais simples da fabricante, então os consumidores precisam se virar com o espaço que o aparelho tem ou utilizar o cartão apenas para manter arquivos, fotos, músicas e itens multimídia.

Agora um usuário do XDA descobriu no mais recente Android 9 Pie Beta para os Galaxy S9 e S9 Plus, que a Samsung está planejando implementar finalmente o armazenamento adotável, mas infelizmente o recurso não está funcionando como deveria, isso é algo esperado, já que a versão de teste ainda nem foi lançada oficialmente.

Com o Android 9 Pie da Samsung os usuários finalmente poderão utilizar o armazenamento adotável, o que permitirá utilizar o cartão microSD como memória interna do seu dispositivo, o que aumentará o espaço disponível para instalar novos apps, jogos e guardar tudo o que precisar.

Android 9 Pie Samsung armazenamento adotável

Lembrando que o Android 9 Pie nem entrou em fase beta para os aparelhos da Samsung, então essa não é uma confirmação oficial da chegada do armazenamento adotável para os dispositivos da fabricante, mas a chance é enorme, já que a fabricante nunca tinha nem testado essa função anteriormente.

Outro item que precisamos destacar é que mesmo com o armazenamento adotável liberado, o usuário tem a escolha de utilizar o cartão microSD como parte da memória interna ou como um cartão tradicional, totalmente separado do sistema e que pode ser removido a qualquer momento.

Por fim, a Samsung já revelou que a atualização do Android 9 Pie para os Galaxy S9 e S9+ chegará em janeiro de 2019, então em poucos meses iremos conhecer a nova personalização One UI e suas novidades.

Via: XDA

Previous ArticleNext Article
Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Send this to a friend