Google Fotos recebe API que permite aplicativos utilizarem o serviço

Google Fotos API

Google revelou uma nova API para o Google Fotos, que permite a implementação do serviço diretamente nos aplicativos de terceiros.

O Google Fotos nos últimos anos ganhou muitas novidades, para o Android ele é um serviço essencial, principalmente para quem quer manter suas fotos a salvo, mas sem gastar espaço interno no telefone.

Nos últimos meses a nova API de biblioteca do Google Fotos já estava em teste, com tudo saindo como esperado, agora ela está sendo disponibilizada para todos os desenvolvedores que queiram adicionar essa integração diretamente em seu aplicativo.

Essa nova API acaba trazendo muitas novidades e melhorias para os usuários de aplicativos de fotos, não importa se o app é para editar ou visualizar suas fotos e vídeos, a implementação correta irá trazer novos recursos e facilidades em geral.

Google Fotos

Com um aplicativo que utiliza a API do Google Fotos os usuários podem, por exemplo, baixar de forma automática e começar a edição rapidamente, apenas com um toque, para salvar a foto é o mesmo caminho, basta escolher o Google Fotos e a imagem editada será enviada para algum álbum selecionado por você.

Aplicativos de galeria com essa nova API podem mostrar as suas imagens que estão salvas no Google Fotos, inclusive será possível separar as fotos por datas, locais que foram tiradas, por formatos específicos.

Outra novidade é que os aplicativos de terceiros com a API será capaz de gerenciar todos os seus álbuns, você poderá editar, adicionar títulos e locais para cada um dos seus álbuns.

API também irá permitir que você consiga compartilhar seus álbuns com outras pessoas, o que é bem interessante para manter fotos para trabalhos, pessoais e muito mais.

O Google revela que a API de biblioteca do Google Fotos para aplicativos de terceiros podem ser utilizada da seguinte forma:

Google Fotos

  • Encontre facilmente fotos com base em
  1. o que está na foto
  2. quando foi tirado
  3. atributos como formato de mídia
  • Faça o upload diretamente para a biblioteca de fotos ou um álbum
  • Organize álbuns e adicione títulos e locais
  • Use álbuns compartilhados para transferir e colaborar facilmente.

A nova API também pode ser utilizada pelo aprendizado de maquina para que os apps mostrem apenas o que acham úteis naquele momento.

Para uma integração maior os desenvolvedores podem virar um parceiro do Google Fotos e ter acesso a outros recursos únicos.

Todas essas novidades já estão disponíveis para os desenvolvedores integrarem em seus aplicativos, basta utilizar a nova API para trazer os novos recursos para seus usuários.

Via: Googledevelopers

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × um =

Send this to a friend