Android Pie mostra aviso quando um aplicativo é antigo e Android Q fará o mesmo

Android 9 Pie

Novo sistema que está apenas no inicio do desenvolvimento, Android Q, assim como o Android Pie, também avisará quando um aplicativo é antigo e não recomendado para a sua versão do sistema.

O Google está fazendo de tudo para que os desenvolvedores mantenham seus aplicativos atualizados e compatíveis com as novas versões do sistema, e o atual e o próximo Android serão muito importantes nessa questão.

A descoberta foi feita pelo pessoal do XDA, que encontrou um commit no código-fonte do sistema, o interessante é que o atual Android 9 Pie também mostra o mesmo aviso, mas para os aplicativos que não foram atualizados para uma versão superior ao do Android 4.1 Jelly Bean.

No Android Q os aplicativos que foram atualizados até o Android 5.0 Lollipop estarão no alvo, ou seja, se o app é mais antigo, os usuários do sistema irão receber um aviso quando abrirem a aplicação.

Para quem está atualizando para o Android 9 Pie no momento, não precisa se preocupar com nada, os aplicativos mais antigos funcionam normalmente, você não perder nada em se manter no sistema mais recente e só tem a ganhar muitas melhorias e novos recursos.

Quando você entrar em um aplicativo mais antigo utilizando o Android 9 Pie, um pop-up irá aparecer na tela informando que ele é antigo e pode não funcionar como o esperado, que o melhor a se fazer é atualizar o aplicativo para uma versão mais recente ou entrar em contato com o desenvolvedor.

Se o app não possui uma versão mais recente e o desenvolvedor não tem a intenção de atualizar o aplicativo, o melhor a se fazer é procurar uma aplicação alternativa que faça a mesma coisa que você quer.

Já faz um tempo que o Google quer manter os aplicativos da loja Google Play atualizados para funcionarem em todas as versões do sistema, tanto que nos últimos meses a empresa exige que os aplicativos mais recentes sejam direcionados para o Android 8 Oreo, o que permite uma compatibilidade instantânea entre as versões mais antigas e mais novas por muito tempo.

Procedimento parecido está acontecendo com o Wear OS (sistema para dispositivos vestíveis, tal como os relógios inteligentes) que recebeu novas diretrizes para melhorar seus aplicativos.

Como podemos ver, o Google quer que os desenvolvedores mantenham seus aplicativos para Android sempre atualizados e os que não forem atualizados começarão a perder usuários já que a mensagem pode afastar muitas pessoas dos apps mais antigos.

Via: XDA

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × 4 =

Send this to a friend