Lançado, Android Pie (torta) é o nome oficial do Android 9.0 (Android P), confira novidades

Android 9 Pie

Google está lançado o Android Pie 9.0, nome oficial do Android P, que até agora estava em teste em muitos aparelhos.

Android P Beta foi revelado com muitas novidades, algumas delas únicas para essa nova versão, mas até o momento não tínhamos conhecimento do seu nome oficial.

Agora o Google revela o nome do Android P, ele irá se chamar Android 9.0 Pie (torta) e já está sendo lançado para a linha Google Pixel e Pixel 2, mas também está disponível no AOSP (que permite criar as ROMs personalizadas).

Nova versão do sistema chegou focando em segurança e no aprendizado de máquina, novidades que deixaram os usuários mais seguros e com a inteligência artificial fazendo muitas tarefas de forma automática, mas tudo da maneira que você gosta.

Novidade do Android 9 Pie

  • Geral

Bateria adaptativa

Android P bateria

Entre as novidades do Android 9 Pie temos a bateria adaptativa, que aprende seu tipo de uso e tenta economizar bateria desativando recursos que não utiliza e deixando os apps mais utilizados na memória, o que irá exigir menos processamento.

Slices e App Actions

Android P Ações

Os dois recursos são interessantes, o Slices (fatias) permite que o aplicativo mostre e permita que os usuários executem tarefas de forma rápida sem precisar entrar no aplicativo em tela cheia.

O App Actions (ações dos aplicativos) mostra para você os aplicativos que estão instalados em seu telefone e que são indicados para umas tarefa especifica, essas dicas de apps serão mostrada em momentos importantes para os usuários e no contexto certo para ajudar quando realmente for preciso.

API 1.1 de redes neurais

Kirin 970

Com essa nova API os desenvolvedores podem utilizar a inteligência artificial de muitas maneiras diferentes, assim trazendo experiências únicas para cada usuário.

Suporte para entalhe e nova navegação

Alcatel 5V

O Android 9 Pie chega com suporte para telas com entalhes, basta as fabricantes seguirem essas regras, a intenção é que todas tragam uma experiência consistente para os consumidores do sistema.

Já o Pixel Launcher foi melhorado, traz uma nova navegação para o sistema, ela traz uma nova forma de visualizar os aplicativos abertos, o que melhora a multitarefa, mas também traz mais facilidade e uma melhor usabilidade em geral.

Notificações e respostas inteligentes

Uma grande evolução está acontecendo nas notificações do Android 9 Pie, elas são mais úteis do que nunca, os apps podem mostrar fotos e adesivos e até respostas inteligentes, tudo diretamente na barra de notificação.

  • Melhorias de segurança

Sensores biométricos

Android P Biometria

Android 9 Pie chega com melhorias no sensores, que agora mostra quando um deles não é seguro, e todos os apps agora precisam de permissão para qualquer autenticação biométrica.

HTTPS

Por padrão a nova versão do Android chega com HTTPS, o protocolo seguro da internet, todos o seu trafico é enviado nesse protocolo, o que traz uma internet mais segura para todos os usuários.

Privacidade e comportamento perigoso

O sistema conta com mitigações de seguranças, ele consegue descobrir quando alguns tipos de ataques estão acontecendo e utiliza apenas bibliotecas confiáveis para uma maior segurança.

Já na privacidade o Android 9 Pie vai mais longe, ele chega com uma restrição ao acesso ao microfone, câmera e outros sensores, por isso, apenas o aplicativo que está sendo utilizado pode acessar a câmera para tirar fotos, outros apps em segundo plano, sempre terão as permissões negadas.

  • Melhorias e otimizações

Suporte para várias câmeras

Huawei P20 Pro

As câmeras duplas ou de maior quantidade são suportadas de forma nativa pelo Android 9 Pie, que agora reconhece cada uma delas e permite ter acesso a recursos como zoom continuo ativar o efeito Bokeh (desfocar) e visão estéreo, além de permitir um fluxo de câmera em que é até mesmo possível alternar entre duas câmeras ou mais.

HDR de forma nativa

Seus filmes em HDR agora podem ser visto no sistema, ele chega com o HDR VP9 Profile 2, que permite rodar conteúdos HDR em aparelhos compatíveis.

Melhorias de áudio

A API Dynamics Processing permite isolar frequências especificas e diminuir ou aumentar o volume dos sons, o que no geral permite uma maior configuração por parte do usuário.

Mapas

O RTT Wi-Fi permite que você utilize o Wi-Fi para se localizar em qualquer lugar como em um Shopping, a precisão é entre 1 a 2 metros, o que é excelente para estabelecimentos.

ART melhorado

ART é o tempo de execução padrão do Android, agora no Android 9 Pie ele foi melhorado, o Google fala que ele está otimizado e consegue diminuir o espaço ocupado por aplicativos em cerca de 11%, o que dá mais espaço para os usuários instalarem ainda mais apps e games.

Lançamento Android 9 Pie

Google Pixel 2

O novo Android 9 Pie já está disponível para a linha Google Pixel e Pixel 2, a atualizações está sendo liberada via OTA, ou seja, diretamente no próprio aparelho.

Com ajuda do Projeto Treble as fabricantes devem atualizar seus aparelhos em breve, com destaque para o Essential Phone, que já está sendo atualizado minutos depois do Google revelar o Android 9 Pie de forma oficial.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

12 − oito =

Send this to a friend