Nova vulnerabilidade no Bluetooth afeta dispositivos Android

Bluetooth

Foi descoberta uma nova falha no Bluetooth que atinge muitos aparelhos com o sistema Android.

Hoje em dia a tecnologia Bluetooth é muito utilizada para diversas tarefas como transferir arquivos, se conectar a outros dispositivos, por exemplo, para enviar áudio e muito mais.

Com tantas funções e recursos, uma vulnerabilidade na tecnologia preocupa muitas pessoas, ainda mais quando esse problema afeta vários dispositivos do mercado.

CERT que descobriu a nova vulnerabilidade no Bluetooth, ela afeta o Android e iOS, a falha está nos chips da marca Qualcomm, Intel e Broadcom, ou seja, em praticamente todos os dispositivos que estão sendo vendidos no mercado internacional.

Essa falha acontece no processo de criptografia de dados durante a transmissão de conteúdos para outro dispositivo. Durante o procedimento, não existe controle das chaves de criptografia, o que permite que um hacker que esteja no alcance da conexão consiga interceptar os dados que estão sendo trocado e acessar todas as informações, já que a chaves também estão inclusas na mesma conexão.

Bluetooth

Como falamos ao número de aparelhos afetados por esse novo problema é enorme, mas felizmente já existe uma solução para a vulnerabilidade do Bluetooth no Android e iOS.

Para os usuários ficarem seguros, basta ter as versões mais recente do sistema para o iOS, já no Android, você precisa ter o patch de segurança de junho ou superior, já que ele tem a correção para o problema.

Se você ainda não está utilizando a versão mais recente do sistema e nem tem o patch mais atual de segurança, a dica é ter um cuidado maior quando for compartilhar seus arquivos via Bluetooth, utilizando a tecnologia apenas com outros aparelhos confiáveis e em lugares que você conhece e que possivelmente não terá um hacker para acessar seu conteúdo.

A falha atinge até mesmo o novo Bluetooth 5, por isso, a atualização é mais do que necessária para manter todos os aparelhos protegidos da vulnerabilidade.

Via: Cert

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 + 11 =

Send this to a friend