Com proximidade do lançamento do Android P, Android 8 Oreo equipa 12.1% dos dispositivos

Android P Logo

Android Oreo ultrapassa grande marca, agora equipa 12.1% dos dispositivos com o sistema, mas Android P já está perto de ser lançando.

O sistema Android ainda sofre com a fragmentação do sistema, o Android Oreo aliado ao Android P quer acabar de uma vez por todas com esse problema, mas deve demorar alguns anos para que somente as versões mais recentes sejam as mais utilizadas.

O Google divulgou os dados das versões do Android para esse mês de julho, mas diferente dos outros meses, a data de liberação é do final do mês que a informações foram coletadas (normalmente é do começo de cada mê).

Curiosamente no mês de junho nenhum dado foi revelado, mas agora nesse mês de julho temos o relatório mais recente do sistema Android, confira:

Android relatório junho 2018

Atualmente a versão mais utilizada ainda é o Android Nougat (7.0 e 7.1) que conseguiu a marca de 30.8%, um número grande que mostra como alguns aparelhos serão abandonados nessa versão ou que as fabricantes estão demorando muito tempo para liberar a nova versão para esses dispositivos.

Em segundo lugar de mais utilizado, temos o Android 6.0 Marshmallow que tem 23.5% dos usuários “estacionados” nessa versão.

No terceiro lugar temos o Android Lollipop (5.0 e 5.1) com 20.4% dos usuários abandonados nessa versão do sistema.

O Android Oreo (8.0 e 8.1) aparece agora equipando 12.1% dos aparelhos atuais, em comparação com o Android Nougat no ano passado, o novo Oreo tem uma pequena vantagem sobre sua adoção, já que o Nougaut na mesma época estava em 11.5% dos dispositivos.

Com o Android P quase sendo lançando de forma oficial, o Android Oreo ainda tem poucos usuários, algo que demostra a grande fragmentação do sistema.

Android relatório junho 2018

Para combater o problema de fragmentação do sistema, o Google adicionou o Projeto Treble ao Android 8.0 Oreo, ele separa o sistema dos drives e personalização das fabricantes, no Android P essa inovação recebeu melhorias, sendo que as fabricantes agora serão obrigadas a liberar atualizações mensalmente para os aparelhos.

Infelizmente essas inovações irão demorar um bom tempo para trazer o efeito esperado, mas já traz esperanças, no caso do Android P, graças ao Projeto Treble, aparelhos de outras fabricantes estão testando o sistema.

Lembrando que os dados foram coletados durante 7 dias, com o encerramento da coleta no dia 23/07/2018.

Via: Androiddeveloper

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 × 2 =

Send this to a friend