ARM anuncia CPU Cortex-A76, GPU Mali-G76 e VPU Mali-V76, chegam com muito desempenho

Nova geração de CPU e GPU são reveladas pela ARM, iremos conhecer todos os detalhes e novidades da CPU Cortex-A76, GPU Mali-G76 e VPU Mali-V76.

Com muitas tecnologias, a intenção é trazer ainda mais rapidez e menor consumo de energia quando estão em uso.

ARM anuncia CPU Cortex-A76, GPU Mali-G76 e VPU Mali-V76, chegam com muito desempenho e novidades para a próxima geração de smartphones.

Para quem não sabe, os núcleos Cortex-A e a GPU Mali são utilizadas em vários processadores, os Exynos, MediaTek, Kirin entre outros utilizam as tecnologias que estão disponíveis nesses dois itens.

Agora a ARM está dando mais um passo, apresentando as suas mais recentes tecnologias para os dispositivos móveis, que também poderão ser utilizadas até mesmo em computadores portáteis.

CPU Cortex-A76

Cortex-A76Os novos núcleos são produzidos em 7nm, o que aumenta a performance ao mesmo tempo que diminui o consumo e energia, uma combinação excelente para dispositivos móveis, a velocidade do núcleo é de 3.0Ghz.

Cortex-A76 chegam com desempenho 35% maior, é 40% mais econômico e consegue ser 4X mais rápido em tarefas relacionadas com a inteligência artificial, isso em comparação os núcleos Cortex-75.

GPU Mali-G76

Mali-G76Com uma nova CPU, uma nova GPU também é preciso, com a Mali-G76 podemos esperar maior velocidade e menor consumo.

Mali-G76A GPU Mali-G76 utiliza a arquitetura Bitfrost, ela foi projetada para dar um grande impulso para os fabricantes, apresentando 30% mais de desempenho e 30% a menos de gasto de energia, a GPU também consegue ser 2.7X mais rápido utilizando o aprendizado em máquina e 1.5X mais rápida em jogos em comparação com a versão anterior, Mali-G72.

VPU Mali-V76

Mali-V76Para fazer um melhor aproveitamento dos núcleos Cortex-A76 e da GPU Mali-G76, a ARM também revelou a VPU Mali-V76, que é a responsável pelo processamento de vídeo, ela chega com capacidade de codificação 25% maior e tem tamanho 40% menor em relação ao Mali-V61.

Mali-V76VPU Mali-V76 chega com decodificação de sinais de vídeos em 8K com 60fps ou quatro fluxos de vídeo em 4K a 60fps, com esse poder, os usuários podem utilizar a gravação de vídeo ao mesmo tempo que está em uma videoconferência, para transmitir, é possível enviar a imagem para 4 telas 4K ao mesmo tempo ou para até 16 telas com qualidade full HD, o que garante que uma experiência de vídeo aprimorada em todos os sentidos, inclusive em realidade virtual e aumentada.

Resumo

CPU Cortex-A76, GPU Mali-G76 e VPU Mali-V76 formam uma ótima equipe, trazendo maior desempenho, melhores gráficos, maior performance em aprendizado de máquina e no gerenciamento de vídeo, além de serem mais econômicos, gastando pouca bateria em uso.

A ARM revela que os CPU Cortex-A76, GPU Mali-G76 e VPU Mali-V76 já estão disponíveis para as fabricantes, os primeiros aparelhos equipados com essa novidade deverão chegar no final de 2018.

Share This

About the author

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

View all articles by Marcos Gonçalves da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 14 =