Escreva para pesquisar

Notícias

Android P pode trazer a API Vulkan 1.1 integrada ao sistema

Novo sistema Android P ainda está em teste, mas deve trazer a API Vulkan em sua mais recente versão 1.1, o melhor é que a novidade chegará integrada ao sistema.

API já é bem conhecida no mercado, infelizmente não existe muitas aplicações utilizando essa novidade nos dispositivos móveis, mas nova versão quer melhorar a adoção dessa tecnologia.

Android P pode trazer a API Vulkan 1.1 integrada ao sistema, nova versão é muito bem-vinda para desenvolvedores, que irão ganhar novos recursos e maior facilidade na hora de criar jogos e apps.

Agora sabemos que o Google já está trabalhando para trazer essa versão mais recente para o sistema até o momento conhecido como Android P, como sabemos, o mesmo será atualizado para o Preview 2 em breve, então não deverá demorar para que essa novidade chegue aos usuários que estão testando a nova versão do sistema.

Quem adora jogos precisa conhecer essa API, para os games ela traz muitos benefícios em todos os sentidos, principalmente se você joga em um dispositivo móvel.

Para quem não conhece, a API Vulkan foi adicionada ao Android N (7.0 Nougat), ela foi desenvolvida para aproveitar ainda mais o hardware dos dispositivos, dessa forma, os aplicativos e jogos que a utilizam, são mais eficientes.

Um dos grandes destaques da API Vulkan é o controle total dos núcleos do processador, o que permite uma grande otimização, algo que no final irá utilizar menos o processador e consome menos energia.

Até hoje poucos itens estão disponíveis utilizando essa tecnologia, mas aos poucos os desenvolvedores estão utilizando a API, principalmente quando o assunto são jogos.

Com a nova versão 1.1, a API Vulkan chega com novidades para os desenvolvedores que finalmente terão mais ferramentas e facilidades para apostar nos recursos e trazer ainda mais jogos eficientes para os consumidores.

Entre as novidades, a API Vulkan 1.1 tem operações de subgrupo, o que permite compartilhamento e manipulação de dados entre várias tarefas executadas em paralelo na GPU, o que traz otimizações semelhantes a que encontramos nos consoles.

A API também pode ser utilizada para reprodução segura e exibição de conteúdo multimídia protegido, então os desenvolvedores podem criar players utilizando a tecnologia.

O kit de desenvolvimento da API Vulkan também foi melhorado, agora está mais eficiente, tem simulador de dispositivos, suporte nativo para Android e muito mais.

Na parte da compatibilidade, a API suporta Windows 7 ou superior, Android 7.0 ou superior e possui port para MacOS e iOS.

Como podemos ver, API Vulkan 1.1 não traz novidades diretamente para os usuários, mas sim para os desenvolvedores, que agora terão maior facilidade e maior compatibilidade com as engines mais conhecidas como a Cry Engine, Unity, Unreal, ID Tech, Source e muito mais.

Atualmente com poucos jogos e apps disponíveis com a API Vulkan, a versão 1.1 chega para tentar mais desenvolvedores e assim aumentar a quantidade de games e aplicativos que utilizam a novidade.

Para descobrir as vantagens da API Vulkan, basta ter um aparelho com o Android 7.0 ou superior e jogar games como Need for Speed Limits e Vainglory.

Via: AOSP

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *