Android P Preview 1 é lançado, tem suporte para telas com recorte, para vídeos HDR, notificações aprimoradas e mais

Android P Logo

Novo Android P está sendo lançado em teste, primeira versão Preview já revela novidades que o sistema possui.

Inicialmente novo sistema está disponível para quem possui um smartphone do Google, mas futuramente pode aumentar o número de aparelhos suportados.

Android P Preview 1 é lançado, tem suporte para telas com recorte, para vídeos HDR, notificações aprimoradas e mais, confira as novidades da nova versão do sistema:

Android P Preview 1

  • Suporte para telas com recorte

Android P suporte para recorte na tela

Muitos aparelhos estão chegando com recorte no topo da tela, o novo sistema Android P já vem preparado para esses dispositivos, o que é excelente para os desenvolvedores, que poderão adaptar seus aplicativos para funcionarem corretamente em aparelhos como os Asus Zenfone 5, Oukitel U18, o possível OnePlus 6 entre outros.

  • Notificações aprimoradas para mensagens

Agora os aplicativos de mensagens contam com o visual MessagingStyle, que mostrar todas as conversas e seus participante nas notificações, o interessante é que agora será possível diretamente da notificação responder as pessoas utilizando fotos, anexar adesivos e até utilizar respostas inteligentes com a ajuda do Google Assistente.

  • Suporte para HDR VP9 Video

O sistema chega com suporte incorporado para HDR VP9 Video, o que irá permitir que aplicativos como o YouTube, Google Play Vídeos habilitem o recurso nos vídeos e aparelhos compatíveis.

A novidade também poderá ser utiliza em todos os aplicativos de vídeos, mas os desenvolvedores precisam adicionar suporte para esse recurso.

  • Melhor posicionamento interno utilizando Wi-Fi

Com suporte para o protocolo Wi-Fi IEEE 802.11mc, o novo Android permite que o dispositivo consiga ter uma localização com precisão de um ou dois metros em ambientes fechados, o que traz uma localização mais fina do aparelho, o Wi-Fi Round-Trip-Time (RTT) pode ser utilizado de muitas maneiras o que permite até mesmo melhorar a experiencia dos usuários em uma loja, Shopping e mais, mas com muita segurança já que apenas o seu aparelho tem a sua localização.

  • Multi-camera melhorada

Gionee s9

Os smartphones em sua maioria estão chegando com câmera duplas, o Android P irá ajudar quem possui um dispositivo assim, agora ele consegue acessar o fluxo simultâneo de duas ou mais câmeras.

Nos aparelhos com duas ou mais câmeras, você facilmente poderá usar recursos como o efeito boken (que desfoca uma parte da imagem), zoom sem costura, fundir as imagens da câmera de forma perfeita e mais.

Como melhoria as câmeras terão um atraso menor na captura, API para o flash, melhoria na estabilidade de imagens e efeitos especiais.

  • Melhorias de bateria

Bateria Android 6.0 Marshmallow Doze e Stand-by App

Assim como toda versão do sistema, o Android P chega com melhorias no gerenciamento de bateria, o Doze, App Stand-by e os limites em segundo plano para apps foram melhorados, o que no final deve trazer uma duração ainda maior de bateria a cada carga.

  • Rede Neural

No Android 8.1 Oreo a rede neural começou a ser introduzida no sistema, com o Android P a API foi aprimorada e traz novas operações, para quem tem um Pixel 2, a novidade é o novo drive Qualcomm Hexagon HVX que permite acelerar as repostas para essa rede em geral.

  • Segurança

Cadeado Segurança

Android P chega com diferentes melhorias de segurança, para pagamentos temos novas camadas de segurança, inclusive ela melhora a segurança quando estiver utilizando o NFC para pagar suas compras.

Temos uma nova interface padronizada para o sensor de digital, a nova API permite que a interface seja utilizada em todos os apps que os desenvolvedores quiserem.

As permissões para os aplicativos em segundo planos são limitadas, eles não podem gravar áudio, não irão tirar fotos e não terão acesso a alguns sensores do dispositivo quando não estão em primeiro plano.

  • Resumo

O novo Android P chega com melhorias, mas isso é apenas o começo, o Google promete que as novas versões de teste do sistema terão ainda mais novidades para os usuários e desenvolvedores.

Você pode conferir todas as novidades do sistema no site Android P Preview, lembrando que a imagem de fábrica está disponível para os Google Pixel, Google Pixel XL, Google Pixel 2 e Google Pixel 2 XL.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três + nove =

Send this to a friend