No sistema Android P os aplicativos em segundo plano não podem utilizar a câmera

Lenovo Tab 7 Essential

Novo sistema Android P pode trazer recurso que não permite apps em segundo plano terem acesso a câmera dos dispositivos.

A privacidade é muito importante para os usuários e empresas, o mesmo tem que acontecer no sistema operacional dos nossos smartphones.

No sistema Android P os aplicativos em segundo plano não podem utilizar a câmera, o que irá evitar que hackers possam tirar fotos sem que você saiba.

Atualmente o que não faltam são golpes, no Android, os malwares são perigosos e podem até mesmo tirar fotos no seu smartphone sem seu consentimento, no final pessoas mal-intencionada podem ter a suas imagens constrangedoras e utilizar elas para arrancar dinheiro de você.

Android P câmera

Mas parece que o Android P chegará com uma novidade que te ajudará a se manter protegido, pelo menos desse tipo de ameaça.

O pessoal do XDA descobriu no AOSP (Projeto de Código Aberto do Android) que um novo recurso poderá ser implementado no Android.

A descoberta mostra que existe um cancelamento de permissão para aplicativos que estão rodando em segundo plano, essa novidade seria implementada diretamente nos limites de apps em segundo plano que conhecemos no Android 8.0 Oreo e na economia de energia Doze.

Funcionaria assim, um aplicativo iria ter suas permissões como já é tradicional, ele iria acessar a câmera quando você estiver utilizando ele, mas quando ele fica em segundo plano, a coisa muda de figura, o aplicativo iria perder a capacidade de acessar a câmera, o que não irá permitir que apps mal-intencionados tirem fotos de você quando estão em segundo plano e tentando fazer essa ação de forma escondida.

Nokia 7

No Android P todos os app terão seu próprio código de identificação, quando o aplicativo entra em segundo plano, o sistema simplesmente bloqueia a permissão da câmera utilizando essa ID, dessa forma o app fica impossibilitado de tirar imagens, o que é o certo, já que nunca iremos ver um usuário tirando fotos dele mesmo com algum app rodando escondido.

Se realmente for implementado no Android P, a privacidade e segurança dos usuários será melhorada e irá evitar problemas com pessoas mal-intencionadas tirando fotos de você.

Via: XDA

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dezessete =

Send this to a friend