Notícias

Smartphones OnePlus tem falha que permite fazer root mesmo sem desbloquear bootloader

OnePlus Engineer Mode

Com falha, aparelhos OnePlus podem ter root mesmo sem bootloader desbloqueado.

Problemas sempre existem, ainda mais em sistemas, por isso, a fabricante precisa sempre ficar atenta para resolver as causas.

OnePlus tem falha que permite fazer root mesmo sem desbloquear bootloader, algo incomum e que não deveria acontecer.

Todo o problema está relacionado com o “EngineerMode”, esse modo é utilizado nas assistências técnicas para saber se o smartphone está funcionado corretamente, por isso, ele vem no OnePlus 3, 3T e OnePlus 5.

Mas agora descobriram que esse modo tem uma falha que permite realizar root sem desbloquear o bootloader dos aparelhos.

OnePlus Engineer Mode

Em alguma parte do Engineer Mode encontramos o DiagEnabled que é protegido com uma senha, mas um usuário com a senha tem a capacidade de executar comandos que no final irão dar permissão root para os smartphones.

Para quem não sabe, nos aparelhos atuais para ter root é necessário instalar uma recuperação personalizada, logo depois é necessário fazer a instalação de um exploit para conseguir finalmente liberar o root, mas o primeiro passo é desbloquear o bootloader, o que leva a perda da garantia do aparelho.

Com essa falha, o processo só se resume a ativar o modo escondido, descobrir a senha e executar alguns comandos para conseguir o root.

Atualmente a pessoa que descobriu a falha conseguiu realizar uma engenharia reversa no software e teve acesso ao código necessário para conseguir assim realizar os comandos necessários para liberar o root dos aparelhos da fabricante.

OnePlus Engineer Mode

OnePlus foi avisada da falha, a fabricante revela que já está de olho no problema e que está investigando para saber o que pode ser feito para que uma solução seja liberada o mais rápido possível.

No momento a intenção de quem descobriu a senha é criar um aplicativo para conseguir realizar todo o procedimento de forma automática, assim facilitando a vida de quem quer root, mas não quer desbloquear o bootloader.

Lembrando que em breve iremos conhecer o OnePlus 5T, versão mais recente do top de linha da fabricante, mas que chega com algumas mudanças interessantes.

Via: Twitter

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *