Notícias

Projeto Treble também traz grande benefício para ROMs personalizadas do Android

Desenvolvedores e usuários que adoram ROMs personalizadas no Android acabam de receber uma boa notícia, o novo Projeto Treble também traz melhorias e grandes benefícios, que devem ajudar a deixar a liberação das novas versões ainda mais rápida.

Quem usa ROM já sabe, dependendo do seu aparelho, pode demorar dias ou até meses para que os desenvolvedores possam conseguir trazer uma nova versão do sistema, mas parece que isso irá mudar em breve.

Projeto Treble também traz grande benefício para ROMs personalizadas do Android, elas deverão ser lançadas de forma mais rápida e para um maior número de aparelhos de uma só vez.

Se você ainda não sabe, o Google trouxe melhorias na forma de atualizar o sistema Android, a grande novidade é o Projeto Treble, ele separa o sistema em três partes, a primeira é o próprio sistema do Android, claro que sem qualquer alteração, logo depois temos as modificações da fabricante (personalizações) e temos os drives (que fazem todos os itens como câmera, Wi-Fi e muito mais funcionarem), com essas três partes divididas, a fabricante só precisa atualizar a partição do sistema e pronto, os usuários terão uma nova versão do Android funcionando em seu aparelho poucos dias depois do lançamento oficial.

Android O Proejto Treble

Mas agora descobriram que o Projeto Treble também está trazendo um grande benefício para os desenvolvedores e usuários de ROMs de terceiros, que muitas vezes são utilizadas para que os consumidores possam ter um sistema mais atual e leve do que as fabricantes lançam.

A descoberta é que conseguiram uma forma de fazer a partição do sistema, que não tem modificações, funcionar normalmente, somente isso, já significa que é possível executar uma versão do Android puro (sem modificações) no aparelho, algo que é incrível.

Como se somente essa notícia não fosse boa, os desenvolvedores descobriram que essa mesma versão do sistema pode rodar em diferentes aparelhos que possuem suporte para o Projeto Treble, apesar de alguns aparelhos apresentarem alguns poucos problemas, mas nada que não possa ser resolvido rapidamente no futuro.

Em resumo, essa mudança indica que os desenvolvedores de ROMs, podem no futuro unificar o sistema para diferentes aparelhos em apenas uma única ROM, o que irá trazer muitos benefícios como as versões mais recente do Android para todos os aparelhos suportados, além de liberar mais tempo para o desenvolvedor trabalhar em outras funções como corrigir problemas e até trazer mais funções exclusivas para os usuários.

No final, o Projeto Treble está se mostrando realmente uma grande melhoria nas atualizações para o sistema Android, mas infelizmente ele é obrigatório apenas nos aparelhos com o Android 8.0 Oreo de fábrica, dispositivos que são atualizados para essa versão não são obrigados a ter o novo recurso, por isso, alguns aparelhos mais antigos podem ficar sem o suporte dessa nova ferramenta, algo que aconteceu com os OnePlus 5/5T e OnePlus 3/3T.

Via: XDA

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *