Notícias

Google estava recolhendo dados de localização sem autorização no Android, mas irá parar com nova atualização

Descobriram que o Google estava coletando dados de localização mesmo sem o GPS ativo, mas empresa garante que irá parar com nova atualização para o Android.

Mais uma vez os usuários estão tendo seus dados “roubados” sem autorização, algo que não era para acontecer, mas infelizmente está acontecendo algumas vezes.

Google estava recolhendo dados de localização sem autorização no Android, mas irá parar com nova atualização, mas não explicou muito bem para que esse item está sendo recolhido.

Sabemos que os dados são muito importantes e devem ser guardados de forma segura, algo que também precisa ficar evidente é quando algo está recolhendo seus dados, já que a falta de informação indica que as empresas estão praticamente roubando suas informações.

Desde o início de 2017, o Firebase Cloud Messaging, um serviço do Google que está disponível em todos os Androids, começou a coletar informações das antenas da operadora que o aparelho está conectado, o que no final consegue rastrear a posição dos usuários sem que o mesmo precise fazer nada.

Quando confrontada pela revelação, o Google revelou está pratica, que a ferramenta foi projetada para melhorar a velocidade de entrega de mensagens push e notificações.

A empresa ainda revela que os dados recolhidos não são e nem estão sendo utilizados para outros fins, que são armazenados totalmente criptografados, o que aumenta a segurança e que também não são armazenados em nenhum banco de dados, o que permite que não sejam roubados de forma fácil.

Com uma atualização o Google garante que irá eliminar a possibilidade de descobrir a localização do dispositivo sem que o usuário autorize, mas quem autorizar fique ciente do que está acontecendo.

 

No momento não temos respostas para perguntas importantes, não sabemos o motivo desse novo recurso entrar em ação e não ter sido divulgado para os usuários.

Além de pegar os dados sem autorização, algo que também está incomodando os usuários são os possíveis problemas de segurança, já que os dados podem em tese ser roubados e assim sua localização pode ser descoberta.

Via: Quartz

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *