Notícias

OnePlus está coletando informações dos consumidores sem consentimento (Atualizado)

OnePlus 3

A privacidade é algo essencial para as pessoas, por isso, saber que OnePlus está coletando informações pessoais é tudo o que não estávamos esperando.

Nos últimos anos, todo mundo está aprendendo que o seus dados são valiosos e que precisam ser sempre mantidos em lugares protegidos e longe de curiosos.

OnePlus está coletando informações dos usuários sem consentimento, o que é extremamente ruim para a marca como um todo, já que ninguém quer seus dados sendo enviados para nenhuma empresa, seja ela qual for.

Essa descoberta foi feita pelo investigador de segurança Christopher Moore, que revelou que esse fato está acontecendo desde o ano passado, primeiramente no OnePlus 2, ele estava enviando dados para a OnePlus sem que o usuário dar qualquer permissão, mas parece que afeta todos os aparelhos da fabricante, o que inclui o OnePlus 3, 3T e OnePlus 5.

OnePlus 5

Com essa descoberta, logo Christopher foi verificar quais seriam esses dados que estavam sendo enviados para a fabricante através do domínio open.oneplus.net, para seu espanto, os dados são informações sobre a tela, quando o aparelho é desbloqueado, reinicializações anormais, número de série, IMEI, número de telefone, endereço MAC, nomes da rede móvel, prefixos IMSI, nome das redes Wi-Fi e Bluetooth (ESSID e BSSID).

Além de todas essas informações citadas, a personalização OxygenOS também faz a coleta dos horários e aplicativos usados e quando os mesmos estão sendo fechados, o que deixa ainda mais complicado a vida da fabricante.

O investigador ainda relata que os responsáveis pela coletada de dados são os recursos OnePlus Device Manager e OnePlus Device Manager Provider.

Christopher entrou em contado com a OnePlus no começo do ano, inclusive relatando como consertar o problema, mas a fabricante resolveu parar de se comunicar sem qualquer explicação.

OnePlus 3

Então até esse momento a fabricante segue fazendo a mesma coisa, ou seja, está coletando dados dos seus consumidores sem pedir nenhuma autorização para isso.

Felizmente os consumidores que possuem um aparelho da fabricante podem desativar a coleta de dados, para isso, é preciso ter o ADB mais recente, os drives do smartphone para o seu PC, ativar a depuração USB e executar o comando pm uninstall -k –user 0 pkg.

Até o momento a fabricante não se pronunciou sobre o caso, mas com certeza, muitas pessoas irão pensar melhor em adquirir um dos aparelhos da fabricante, mesmo que o OnePlus 5 seja um dos mais rápidos smartphone do mundo com o Android.

Via: Androidpolice

*Atualização 11/10/2017:

A fabricante liberou um nota oficial, confira:

“Passamos os dados analíticos de forma segura através de dois fluxos HTTPS em um servidor Amazon. O primeiro fluxo está relacionado às estatísticas de uso, que usamos para aprimorar nosso software de acordo com os hábitos de nossos usuários. Você pode desligá-lo em Configurações> Avançado> Participar no programa de aprimoramento da experiência. O segundo fluxo contém dados do dispositivo que coletamos para garantir um melhor serviço pós-venda”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *