Notícias

Proteção Reversa, o recurso que não permite iniciar um sistema anterior no Android Oreo

Android 8.0 Oreo

O novo Android está chegando com muitas melhorias que foram adicionadas ao sistema e somente agora estamos conhecendo algumas delas.

Android 8.0 Oreo é oficial, novo sistema chega com muitas novidades que são interessantes para os usuários, agora iremos conhecer uma que está escondida no próprio software.

Rollback Protection (Proteção Reversa) é o novo recurso do Android Oreo que não permite iniciar uma versão anterior do sistema, algo que aumenta a proteção do software e dos usuários.

A cada nova versão do sistema Android recebemos melhorias na parte da segurança, no passado os patches de segurança foram as novidades, mas a nova versão do software está trazendo ainda mais recursos nesse setor.

Proteção Reversa

O novo Rollback Protection (Proteção Reversa) tem uma função principal, evitar que o sistema anterior seja instalado novamente no aparelho, para isso, o sistema Android Oreo chega com um índice que é utilizado exclusivamente a cada versão, que traz números diferentes, sempre maior do que o anterior.

Todo esse índice é criptografado, o que permite que o recurso fique ativo mesmo depois de modificações no sistema para tentar burlar a proteção.

Se o sistema anterior for instalado em um aparelho com a Proteção Rerversa, o sistema não irá iniciar de forma alguma, o que na verdade traz melhorias para o usuário em vários aspectos.

Como falamos, os patches de segurança são importantes para o sistema, os mais recentes trazem proteções para os usuários e para o sistema, muitas dessas novidades são melhorias para que não seja possível burlar a proteção contra restauração de fábrica.

Quando um telefone é roubado, a proteção contra a restauração de fábrica entra em ação, se o ladrão restaurar o sistema, para utilizar o aparelho é preciso colocar o e-mail do antigo usuário, mas muitas pessoas burlam o sistema ao colocar uma versão anterior do sistema no aparelho, como está menos desprotegido, fica mais fácil enganar o Android e ter acesso completo ao sistema.

Proteção Reversa

Proteção Reversa é essencial nesses casos, já que uma versão anterior do sistema não será iniciada, o que deixará o aparelho inutilizado para quem o roubar.

Outra melhoria de segurança também foi adicionada diretamente no desbloqueio do bootloader, os usuários precisam interagir diretamente com o aparelho durante o processo, algo que nem sempre era tão necessário.

Ainda será possível desativar a Rollback Protection (Proteção Reversa) quando o usuário quiser, mas o sistema sempre te lembrará que o recurso está desativado.

O Google fala que a Proteção Reversa só estará presente em dispositivos compatíveis, mas no momento não temos detalhes sobre o que é necessário para o funcionamento correto desse novo recurso.

Via: Arstechnica

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *