Atualização

Linux LTS terá suporte por 6 anos, Projeto Treble pode trazer 4 atualizações para aparelhos Android

Linux LTS 6 anos de suporte, Projeto Treble e atualizações Android

Finalmente uma grande esperança para o Android, Linux LTS terá suporte por 6 anos, aparelhos podem receber 4 novas versões do sistema antes de serem abandonados.

Tudo indica que o Android está indo ao caminho perfeito, tudo o que os usuários estavam esperando até o momento.

Linux LTS terá suporte por 6 anos, Projeto Treble pode trazer 4 atualizações para aparelhos Android, novidade será implementada em breve no sistema base.

Para quem não sabe, o Android utiliza como base o kernel do Linux LTS, versão com suporte mais prolongado, mas atualmente ele é de dois anos, o que para os servidores é um tempo mais do que suficiente, mas que atrapalha os sistemas móveis.

Funciona assim, toda vez que uma nova versão do Android é lançada, o Google pega o Kernel LTS do Linux mais atual, ai já leva alguns meses para conseguir criar o sistema, logo depois de criado, as fabricantes de processadores levam alguns meses para produzir os drives necessários para o correto funcionamento da novidade.

Somente esse processo pode levar cerca de um ano, por exemplo, como o suporte LTS é de dois anos, já perdemos praticamente um ano criando o sistema e os drives para tudo funcionar, quando o aparelho chega com o novo sistema para o consumidor, praticamente já se passaram um ano completo, o que deixa o sistema com mais um ano de suporte.

Com o Android Oreo, o Google trouxe o Projeto Treble para melhorar as atualizações do sistema, deixando tudo mais rápido para as fabricantes, mas essa novidade também iria esbarrar no tempo de suporte do kernel LTS do Linux, o que deixaria de uma forma ou outra os aparelhos desatualizados ou iria exigir que a fabricante tivesse que fazer igual fazem agora, precisariam esperar os novos drives para criar o sistema do zero.

Agora quando o Linux alcançar o Kernel 4.4, irá receber suporte para 6 anos e essa novidade irá afetar diretamente o Android.

Essa novidade permitirá que as fabricantes de processadores possam disponibilizar apenas um drive para todos os seus processadores, que iria funcionar corretamente durante todo o período de suporte, ou seja, por 6 anos, dessa forma, os smartphones com Android não teriam motivos para não serem atualizados.

Atualmente a maior desculpa é que o processador foi descontinuado e que não existem e nem irão existir drives compatíveis para a nova versão do Android, mas com essa mudança, não precisamos esperar novos drives, já que os antigos irão funcionar até uma nova versão do Linux LTS ser liberada.

Durante a revelação no vídeo, podemos ver que existe um slide que mostra a intenção que os aparelhos sejam atualizados por quatro anos, o que dá tempo de todo processo que citamos acontecer, e ainda sobrar cerca de 5 anos para suporte dos aparelhos, mas como as atualizações podem demorar alguns meses para ficarem funcionais, 4 anos é mais do que decente.

Agora temos que esperar a chegada da novidade para Linux, para que chegue logo depois ao Android, mas quando chegar, também poderemos ver muitas fabricantes abandonando os seus aparelhos mais antigos e se focando apenas nos recentes naquele momento, mas finalmente não teremos mais desculpas para os aparelhos que estarão chegando ao mercado não serem atualizados por alguns anos, apenas se a fabricante realmente não quiser, o que irá afastar facilmente os consumidores de seus aparelhos.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *