Notícias

DolphinAttack, o ataque que consegue enganar todas as assistentes de voz

HTC U11

As assistentes de voz podem ser enganadas com ultra-som, esse tipo de ataque se chama DolphinAttack.

Com os smartphones sendo algo comum no mundo inteiro, as assistentes pessoais estão em alta, elas já fazem parte dos sistemas e é algo que os usuários podem utilizar a qualquer momento.

DolphinAttack é o novo ataque que consegue enganar todas as assistentes de voz que existem nos smartphones atuais.

Todos os aparelhos e sistemas mais modernos estão chegando com uma assistente pessoal, elas podem realizar várias tarefas diferentes, a maioria delas podem ser feitas apenas com a voz dos usuários, algo que facilita a vida de todos, já que os comandos podem ser falados sem que seja preciso apertar nenhum botão nos dispositivos.

Esse novo tipo de ataque pode ser feito de forma “muito simples”, tudo o que é preciso é um amplificador e um alto-falante para ter o “controle” da assistente.

Atualmente os smartphone possuem microfones que podem ouvir a frequência de ultra-som, algo que os humanos não podem escutar facilmente.

Com o amplificador é possível converter a fala na frequência ultra-som e com um alto-falante é fácil “enviar” o som para os dispositivos móveis na frequência 20kHz, algo que o smartphone consegue escutar corretamente e o ouvido humano não.

Assim os smartphones podem ser enganados com um som que o ser humano não consegue escutar, então o atacante pode controlar totalmente o smartphone que quiser, forçando o mesmo a realizar os comandos necessários para os fins que preferir.

Para se proteger desse tipo de ataque, a solução é desativar a assistente pessoal do seu sistema, na parte de hardware, não tem muito o que fazer, os microfones dos smartphones são muito parecidos, por isso, praticamente todos os dispositivos estão vulneráveis a essa técnica.

O nome do ataque é DolphinAttack por ser utilizado ultra-som no procedimento, frequência que são utilizados pelos golfinhos (Dolphin em inglês) para muitos fins.

Como desativar o Google Assistente (Google Assistant)

Google Assistente

Se você possui um Android, você pode desativar a assistente de voz do sistema, para isso, entre no aplicativo Google, entre em “Configurações”, na aba Google Assistente selecione “Configurações”, selecione a opção “Telefone” e desative a opção “Google Assistente”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *