Notícias

Bluetooth apresenta falha que deixa aparelhos Android vulneráveis

Bluetooth

Falha no Android relacionada com Bluetooth deixa os aparelhos vulneráveis a ataques, descoberta permite invasores realizarem algumas ações sem que os usuários descubram o que está acontecendo.

Dias atrás descobrimos que o Google Play Protect estava causando problemas na linha Moto G4, agora a nova descoberta é algo bem perigoso.

Pesquisadores descobriram que Bluetooth apresenta falha que deixa os Android vulneráveis, algo que pode ser perigoso para muitos usuários.

Bluetooth

Como sabemos, praticamente todos os smartphones do mundo tem a conexão Bluetooth, por isso, essa nova ameaça pode certamente atingir muitos aparelhos.

Chamado de BlueBorne, a ameaça infecta seu dispositivo, claro que sem você perceber de várias maneiras diferentes, logo depois seu aparelho é utilizado para infectar outros aparelhos que estão ao seu redor e que estão vulneráveis.

Todo o procedimento de “invasão” é por causa do modo como o Bluetooth é utilizado para compartilhar dados, por isso, a falha é utilizada para realizar os ataques.

Sobre o controle de um hacker, o aparelho infectado pode ser utilizado para criar uma botnet que pode ser usada para realizar vários tipos de ataques ao redor do mundo, o que pode ser muito efetivo para o responsável, mas também poderá fazer a instalação de ransomware, claro que tudo sem nenhum consentimento do usuário.

Bluetooth

Todo o ataque e infecção só são possíveis por causa de algumas vulnerabilidades, no total são oito, elas são Day Zero, ou seja, são muito perigosas e que se muito bem exploradas, podem colocar até os usuários mais cuidadosos em perigo a qualquer momento.

No sistema Android já temos uma solução, o patch de agosto, que foi liberado para os aparelhos do Google e que pode ser chegar a mais aparelho, mas como sempre acontece, a atualização é de responsabilidade da fabricante, o que pode demorar alguns dias, meses ou até mesmo nem ser liberada para alguns dos dispositivos.

Então para se proteger, precisamos que as fabricantes liberem o patch de agosto de 2017 ou um mais recente, não existe outra forma de se manter seguro além dessa, por isso, milhões de aparelhos irão ficar vulneráveis para sempre já que liberar atualizações para todos não é possível.

Via: CNET

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *