Notícias

Android tem vulnerabilidade nas notificações, mas patch de setembro corrige o problema

Android Logo

O android tem essa falha nas notificações que permite ser explorada, mas já está sendo corrigida com a atualização mensal de setembro.

Como um dos sistemas mais utilizados nos dispositivos móveis, o Android é um grande alvo de ameaças, por isso, cada descoberta precisa ser estudada e corrigida de forma rápida, algo como aconteceu com a falha no Bluetooth que o Google já corrigiu em agosto.

Vulnerabilidade do Android em notificações foi corrigida com patch de setembro e não deve incomodar os novos aparelhos que receberão a nova versão do sistema.

Android logo

As notificações podem ser utilizadas de diferentes formas no Android, em sua versão mais recente, temos até mesmo notificações que indicam que você ganhou algum brinde e muito mais.

Pesquisadores descobriram que as notificações do Android estão vulneráveis, o que deixa os aparelhos em perigo, caso uma pessoa mal-intencionada tente utilizar a falha.

Como falamos, uma das notificações do Android é a de brindes, ela utiliza a sobreposição sem precisar de qualquer solicitação de permissão do sistema, o que é padrão para todos os apps que querem utilizar esse recurso, mas a notificação por algum motivo estava funcionando sem essa autorização.

As notificações permitem criar botões que surgem na tela, a maioria delas não terão nada além do próprio texto, mas a falha permite que hackers criem botões de ações que podem fazer muitas coisas.

falha notificações Android

Um dos piores cenários é o usuário permitir o controle total do sistema para um aplicativo, o que permite o app instalar e modificar o que quiser sem nenhuma restrição, incluindo até mesmo instalar malware e tudo o que é preciso para espionar e roubar seus dados.

Em outro caso, o botão pode esconder uma confirmação de compra de algum produto premium, o que no final está engando o usuário a comprar algo que ele nem mesma sabia que existia.

A correção já está incluída no patch de setembro de 2017, por isso, os aparelhos do Google mais recentes já estão seguros, o Android 8.0 Oreo também está protegido contra essa ameaça, a falha se mostra uma grande preocupação, já que é possível ter controle total do sistema, por isso, a esperança é as fabricantes liberarem o novo patch o mais rápido possível.

Via: XDA

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *