Notícias

Recurso fontes desconhecidas agora é uma permissão no Android 8 Oreo

Android Oreo

Com a chegada oficial do novo sistema, aos poucos estamos conhecendo as novidades mais interessantes que ele está trazendo, por exemplo, no Android 8.0 Oreo, a opção fontes desconhecidas é uma permissão.

Ontem descobrimos o Party Rescue, a recuperação automática do Android Oreo, hoje a novidade já é outra.

O recurso “Fontes desconhecidas” agora é uma permissão no Android 8.0, uma mudança muito interessante para manter os usuários seguros contra muitas novas ameaças.

Quem instala aplicativos fora da loja Google Play via APK, já conhece a opção “Fontes desconhecidas”, com ela ativada, o sistema permite que você instale qualquer app que quiser e que não seja da loja do Android.

Segurança Android fontes desconhecidas

No Android 6.0 Marshmallow o sistema trouxe uma grande novidade, as permissões, você inclusive pode saber mais sobre elas em nosso tutorial das permissões do Android.

Essas novas permissões foram feitas para manter o usuário seguro de ameaças, já que as aplicações só podem acessar aquilo que você permite, sem uma permissão, o aplicativo não tem como visualizar nenhuma parte do sistema.

Agora para deixar tudo mais dinâmico, fácil e seguros para todos, o Android 8.0 Oreo removeu a opção “Fontes desconhecidas”, mas transformou a mesma em uma permissão do próprio sistema.

Fontes desconhecidas permissão Android 8.0 Oreo

Toda vez que for instalar um novo aplicativo, o sistema irá pedir sua permissão para instalar o APK, se aceitar, ele será instalado normalmente, mas se a mesma for recusada, o app não será instalado.

Essa nova permissão traz uma maior segurança para os usuários, já que os muitos malwares tem a capacidade de instalar aplicativos em segundo plano sem que ninguém descubra, agora com essa novidade, qualquer aplicativo instalado que não seja da loja Google Play deverão ser autorizados a cada instalação.

Fontes desconhecidas permissão Android 8.0 Oreo

Como as permissões tradicionais, essa nova permissão pode ser desativa a qualquer momento, o que te deixar ainda mais seguro.

A partir do Android 8.0 Oreo ou superior, os usuários sempre serão alertados quando algum aplicativo quer instalar outro app de forma escondida, por isso, a remoção da opção “Fontes desconhecidas” é uma ótima notícia, inclusive ela sendo implementada agora como uma permissão, o que no final aumenta a segurança do sistema em geral.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *