Notícias

Malware SonicSpy consegue permissão para usar câmera, microfone e muito mais

Malware SonicSpy

Nos últimos anos o Android vem sendo alvo de muitos vírus, a cada dia surge novos tipos de malware com intenção de dominar aparelho, a nova ameaça é SonicSpy que consegue permissões para microfone, câmera e muito mais.

Os usuários precisam ficar atento a tudo o que está sendo baixado, se não, facilmente pode ser enganado, já que as ameaças mais recentes estão chegando através de atualizações nos aplicativos.

A equipe de segurança Lookout revelou o mais recente malware para o sistema Android, ele se chama SonicSpy, logicamente ele é muito perigoso já que terá acesso a muitos itens do seu aparelho.

SonicSpy apareceu na loja Google Play, algo que revela que a loja não está tão protegida como era para ser, eles chegaram disfarçados como aplicativos de bate-papo, claro que para disfarçar, os apps realmente realizavam a função que prometia.

Malware SonicSpy

Mas os aplicativos em segundo plano baixavam um instalador extra que servia para instalar realmente o malware SonicSpy, ou seja, o app que você baixava era livre de ameaças, mas quando você ia usar, ele conseguia fazer o download e instalar o que quiser.

Ao ser instalado, ele facilmente conseguia acesso aos recursos do seu dispositivo Android, assim a pessoa mal-intencionada por trás do SonicSpy tem acesso total para a sua câmera, microfone, enviar mensagens, ter acesso aos seus contatos, lista de ligações, realizar chamadas e até mesmo ter informações sobre o Wi-Fi atual e todos que estão salvos no sistema.

Isso significa que o malware SonicSpy consegue escutar tudo o que você está falando e ainda pode utilizar a câmera para tentar visualizar tudo o que está acontecendo, o problema ainda é maior já que ele pode mandar mensagens e até realizar ligações, itens que podem fazer você gastar dinheiro sem nem saber o que está acontecendo.

Malware SonicSpy

Os aplicativos Soniac, Troy Chat e Hulk Messenger foram removidos da loja Google Play, mas isso não significa que eles não podem voltar com outro nome.

Atualmente a recomendação é seguir nossas dicas de segurança e também descobrir se o Android pega vírus e se você realmente de um antivírus para se proteger.

Lembrando que dias atrás o Google Play Protect chegou ao Brasil, ele irá verificar o smartphone para ver se encontra ameaças, a intenção é deixar o Android seguro e que os usuários consigam descobrir rapidamente quando um aplicativo com malware é baixado.

Via: Lookout

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *