Google ARCore, a realidade aumentada chegará em mais de 100 milhões de Android

Nos últimos anos o Google vem trabalhando com a realidade virtual, agora o foco é outra realidade, com o Google ARCore o foco é a realidade aumentada.

O projeto Daydream é para quem adora realidade virtual, você tem acesso a aplicativos, jogos e conteúdo que utilizam a tecnologia.

Agora o Google ARCore irá trazer a realidade aumentada para mais de 100 milhões de Android, número gigantesco e que irá atrair ainda mais desenvolvedores.

O Projeto Tango foi a porta de entrada do Android para a realidade aumentada, agora ele é estendido e ganha o nome ARCore, novo SDK especialmente para os desenvolvedores que querem trabalhar com a tecnologia no sistema Android.

Algo interessante é que o Google ARCore ao contrário do Projeto Tango, não exige um hardware adicional, algo que significa que ela irá funcionar em muitos aparelhos atuais e outros que chegarão no futuro.

Essa novidade está sendo liberada a partir de hoje e é compatível com os Google Pixel e Galaxy S8 com o Android 7.0 ou superior, mas em fase de teste, no final quando se tornar oficial, o ARCore ficará disponíveis para mais de 100 milhões de dispositivos Android no mundo todo.

Para ajudar os desenvolvedores, o ARCore é compatível com Java, OpenGL, Android Studio, Unity e Unreal, as principais ferramentas do mercado móvel.

ARCore do Google tem três focos para trazer a realidade virtual, confira:

Foco do ARCore do Google

  • Acompanhamento de movimento

O SDK permite determinar a posição e orientação do aparelho utilizando a câmera para detectar as peculiaridades do ambiente e outros dados, esse recurso consegue colocar os objetos cuidadosamente nos locais corretos.

  • Compreensão Ambiental

ARCore permite que o dispositivo Android consiga detectar o tamanho e a localização de superfícies horizontais planas como o chão ou mesa de café.

  • A estimativa de luz

Permite que o dispositivo estimule as condições atuais de iluminação do ambiente para que a tecnologia consiga ser a mais perfeita possível, inclusive adicionando ações e reações quando a luz muda.

Como funciona o ARCore

Ele rastreia a posição do dispositivo móvel à medida que se move e vai construindo sua própria compreensão do mundo real, com a câmera do telefone, é possível identificar alguns pontos de interesse, com uma combinação desses pontos e dos sensores do smartphone é possível determinar a posição e orientação à medida que você se move.

A compreensão do ARCore do mundo real permite que você coloque objetos, anotações ou outras informações que irão interagir com o mundo real, mas o destaque é que se o objeto é colocado em um lugar, você pode, por exemplo, ver o objeto por vários ângulos diferentes, inclusive sair do ambiente e voltar, e lá estará o objeto no mesmo lugar que foi colocado.

Como podemos ver, depois da realidade virtual, o foco do Android é a realidade aumentada que chegará em breve em mais de 100 milhões de aparelhos Android no mundo todo.

Lembrando que a realidade virtual é um mundo completamente novo, já a realidade aumentada utiliza o espaço real para adicionar itens virtuais ao ambiente que somente serão visualizados no aparelho, algo como o que acontece com Pokémon Go.

Share This

About the author

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

View all articles by Marcos Gonçalves da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =