Notícias

Faketoken, o malware que grava ligações e até rouba dados bancários

Malware Faketoken

Nenhum sistema está seguro, cada dia podemos observar um aumento significativo de ameaças nos dispositivos móveis, a nova ameaça é o Faketoken que grava ligações e rouba dados.

Muitas pessoas falam que o Android não precisa de antivírus, mas com tantas ameaças soltas até mesmo na loja Google Play, os usuários precisam repensar sobre o assunto ou ficarem mais espertos em tudo o que estão baixando.

Conheça o mais recente malware para Android, ele rouba dados bancários e até grava ligações sem que os usuários afetados saibam o que está acontecendo.

Esse novo malware foi desenvolvido para ser o mais perfeito possível, ou seja, após ele se instalar no aparelho, primeiro ele esconde seu ícone de aplicativo para que o usuário não saiba que ele está instalado.

Malware Faketoken

Logo depois ele entra realmente em ação, o Faketoken começa a monitorar todas as ligações que são realizadas, mas vai além, ele também fica de olho em todos os aplicativos que são abertos por você.

Para enganar os usuários, o malware usa a sobreposição de tela para conseguir todos os dados necessários, ele consegue levantar os dados de mais de 2.000 aplicativos diferentes, incluindo os apps mais conhecidos como a loja Google Play e Android Pay, os mais utilizados pelos usuários para colocarem os cartões de crédito.

Utilizando a sobreposição, o Faketoken consegue mostrar uma interface igual ou no mínimo parecida com a do aplicativo que foi aberto, assim o usuário será informado que deverá digitar novamente os dados para concluir uma compra ou algo parecido, mas a intenção é clara, roubar os dados digitados para conseguir dinheiro.

Em alguns aplicativos para realizar uma compra ou comprovar que é você mesmo, as empresas mandam uma mensagem de SMS, então o malware fica esperando chegar a mensagem para enviar a mesma para um servidor, ele com a mensagem consegue comprava que é a pessoa que está realizando a ação e acaba engando o sistema.

Malware Faketoken

A sorte é que o malware está sendo distribuído diretamente para a Rússia nesse momento, mas pode ser disponibilizado para outras regiões a qualquer momento.

Para se proteger a recomendação é sempre baixar aplicativos ou games de lugares seguros e somente de desenvolvedores mais conhecidos no mercado, já que até mesmo na loja Google Play somos capazes de encontrar aplicativos com malware, também indicamos que você leia mais se o Android realmente precisa de antivírus em seu dispositivo ou se está atualmente esperto e protegido.

Via: Kaspersky

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *