Notícias

Depois de quase um ano, Android Nougat equipa somente 13,5% dos aparelhos

Android N Logo

As atualizações do sistema Android a cada ano tentam ficar mais rápidas, mas sabemos que nem tudo funciona como, algo que podemos ver agora com o Android Nougat equipando apenas 13,5% dos dispositivos Android.

Agora Google revela a porcentagem dos sistemas que estão sendo mais utilizados pelos usuários que possuem o sistema Android instalado em seus aparelhos.

Lançado em 22 de agosto de 2016, o Android Nougat atualmente está equipando somente 13,5% dos aparelhos com o sistema Android, um valor muito baixo para o gigantesco número de aparelhos que existem no mundo todo.

Como podemos ver pela imagem, o Android 7.x Nougat está em 13,5% dos aparelhos Android mas o primeiro lugar é do Android 6.0 Marshmallow que atualmente é o sistema principal em 32.3% dos dispositivos.

Android porcentagem de aparelhos com as versões do sistema

Em segundo lugar de sistema mais utilizado, temos o Android 5.x Lollilop com 29.2%, valor extremamente alto para um sistema que chegou em 2014.

Um dos itens mais surpreendente é o Android KitKat, que ainda está em 16% dos aparelhos, porcentagem maior do que o Android Nougat.

Não temos como negar, a fragmentação é algo que afeta diretamente o sistema Android, por isso, já é algo tradicional a maioria dos aparelhos ficarem em um ou duas versões anteriores do sistema, isso só é diferente se o seu smartphone ou tablet é um top de linha e a fabricante é rápida em atualizações.

Como um sistema livre, o Android permite que as fabricante e usuários possam fazer o que quiserem, as fabricantes por sua vez, utilizam a atualização do sistema para vender seus aparelhos mais recentes e deixarem os mais antigos de lado, assim, forçando os usuários atuais comprarem novos smartphones.

Em sua nova versão, o Android O (Android 8.0), irá trazer uma nova forma de atualização, ela irá permitir atualizar somente o sistema sem precisar atualizar os itens que essenciais para as fabricantes, saiba mais em ao ler Projeto Treble.

Android O Proejto Treble

Mas novamente temos que esperar um ano para saber se a nova iniciativa do Google de separar partes do sistema irá realmente trazer atualizações rápidas e não teremos que esperar dois ou três anos para uma versão ter uma quantidade decente de usuários, mas já ter ficado ultrapassado.

Lembrando que os dados refletem os aparelhos que visitaram a loja Google Play entre 1 e 8 de agosto de 2017.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *