Notícias

Botnet utilizava cerca de 300 apps da loja Google Play para executar ataque DDoS

Botnet WireX

Muitas pessoas se consideram seguras no sistema Android, muitos acham que não precisam de segurança extra, inclusive já falamos se o Android precisa ou não de antivírus., agora descobrimos que 300 apps criaram Botnet para fazer ataque.

Como podemos notar a cada dia, os usuários precisam melhorar seus hábitos ou ter um aplicativo de procura de vírus e outras ameaças.

Uma botnet tinha cerca de 300 apps na loja Google Play e executava ataque DDoS com os aparelhos infectados.

No dia 17 desse mês (agosto), uma botnet (rede de computadores) chamada WireX começou um ataque DDoS que estava direcionado para várias CDNs e até outras organizações conhecidas.

Botnet WireX

DDoS é quando redes de computadores se unem para tentar derrubar sites ou serviços, nesse tipo de ataque são utilizados milhares de dispositivos tentando acessar ao mesmo tempo o alvo, até que ele saia do ar.

A Cloudflare, conhecida CDN, se uniu com o Google e outras empresa afetadas pelo ataque DDoS, descobriram que o trafego veio de mais de 100 países diferentes, o que mostra como o processo foi muito bem orquestrado.

Curiosamente essa botnet chamada WireX estava utilizando vários aparelhos com o sistema Android, que foram infectados baixando aplicativos da loja Google Play.

Botnet WireX

Na loja Google Play foram descobertos cerca de 300 aplicativos que possuíam o trojan “Android Clicker”, ele se mante aberto em segundo plano para receber ordem e iniciar o ataque para o site especifico.

Logo que foram descobertos todos os aplicativos foram removidos da loja Google Play, mas o Google também iniciou a remoção remota dos apps nos aparelhos dos usuários afetados, ou seja, eles foram desinstalados para manter os usuários seguros e diminuir a capacidade de ataque da botnet.

Com esse ataque e a descoberta do trojan, o Google Play Protect está mostrando para que veio, agora ele identifica a ameaça e avisa o usuário do perigo, sendo que não será possível instalar o aplicativo infectado.

Botnet WireX Google Play Protect

Existem muitas pessoas, que acham que o Android não precisa de um software para malware ou vírus, mas estamos vendo que a cada dia temos mais ameaças rondando o sistema, por isso, todo cuidado é pouco, ainda mais se você não quer utilizar um aplicativo para se proteger, se até o próprio Google lançou o Play Protect, você acha que realmente o sistema e suas aplicações estão tão seguros assim?

Por fim, as recomendações de seguranças continuam a mesmas, baixe apenas apps da loja Google Play, de desenvolvedores conhecidos, fique de olho nas permissões e saiba se proteger no Android com nosso tutorial.

Via: Cloudflare

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *