Notícias

Ransomware que estava na loja Google Play ameaçava divulgar seus dados e fotos para seus contatos

Android Malware

Malware na loja Google Play ameaçava divulgar fotos e dados para todos os seus contatos no dispositivo Android.

Os malwares estão evoluindo e a cada dia estamos vendo estratégias diferentes para que os usuários façam pagamentos e tenham seus dados recuperados ou nesse caso, que seus dados não sejam divulgados.

Ransomware que estava na loja Google Play ameaçava divulgar seus dados e fotos para seus contatos, algo que não será muito agradável dependendo do conteúdo que você tem em seu smartphone.

Sabemos que o Android é um dos grandes alvos de pessoas mal-intencionadas que querem a todo custo ganhar dinheiro de forma rápida e simples com o descuido dos usuários do sistema.

Agora a nova ameaça se chama LeackerLocker, ele é um ransomware, que é um vírus que captura os dados do aparelho infectado e só libera com um pagamento, depois do pagamento nem sempre o usuário recebe os dados novamente.

Ransomware LeackerLocker

Essa nova ameaça funciona um pouco diferente dos ransomwares tradicionais, além de capturar os dados do usuário e não deixar que o mesmo tenha acesso aos seus itens, o LeackerLocker ainda tem o diferencial de ameaçar as suas vítimas avisando que seus dados serão enviados para todos os seus contatos, tanto os de e-mail como os que possui na lista telefônica.

O LeackerLocker tem a capacidade de recolher diferentes dados, o que incluem endereços de e-mail, informações de contatos, histórico de navegação, mensagens de textos, fotos tiradas com a câmera, mensagens do Facebook e até sua localização do GPS, como podemos ver, são dados importantes para a maioria das pessoas e que não podem vazar para outras pessoas, ainda mais seus contatos próximos.

Para que os dados não sejam enviados para seus contatos e ter seus itens de volta ao normal, o LeackerLocker cobra 50 dólares, algo bem diferente dos ransomwares que cobram em bitcoins para não serem rastreados.

Como falamos, o LeackerLocker estava na loja Google Play, em dois apps, um de papel de parede e outro que prometia melhora o desempenho do sistema, os dois já foram removidos, no pior dos casos, os dois juntos infectaram 15 mil usuários.

Ransomware LeackerLocker

O diferencial dos aplicativos com o LeackerLocker eram as permissões pedidas para seu funcionamento, muitas delas eram para acessar os dados dos usuários que claramente não são necessárias para um papel de parede.

Infelizmente você precisa aprender um pouco mais sobre as permissões do Android e ficar ciente de como proteger o seu Android contra ameaças e curiosos, somente assim você estará um pouco mais protegido e pode se livrar da maioria das ameaças que surgem todos os dias.

Via: Mcafee

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *