Tutoriais e Dicas

Como instalar aplicativos no seu Android de forma manual, sem precisar da loja e utilizando APK

Instalando aplicativos APK no sistema Android

Hoje em dia é mais do que necessário saber como instalar aplicativos em seu smartphone, por isso, iremos ensinar como fazer esse procedimento.

Muitas vezes encontramos apps e games gratuitos que não estão disponível em nossa região, então o único jeito de conseguir ter acesso a novidade é através de APK, por isso, hoje em dia é mais do que essencial saber como instalar esse tipo de item no Android

Como instalar aplicativos no seu Android de forma manual, sem precisar da loja e utilizando APK, assim você poderá instalar apps em seu Android e forma simples e fácil.

O Google anunciou o fim do suporte para a loja Android Market no Android 2.1 ou versões anteriores do sistema, isso significa que não será mais possível utilizar a loja para instalar novos aplicativos ou atualizar os que já possui.

Então essa é a hora perfeita para aprender a instalar aplicativos ou atualizar sem precisar da loja do Android, apenas será utilizado o arquivo APK, que é o formato do aplicativo para o sistema Android.

Como instalar aplicativos APK no smartphone ou tablet Android

Instalando APK no Android

O primeiro passo é permitir que seu Android possa instalar aplicativos de fontes desconhecidas, para isso, vá em “Configurações”, “Segurança” e ative a opção “Fontes desconhecidas”.

Instalando APK no Android

Logo depois precisamos acessar o site APK Mirror pelo smartphone e achar o aplicativo que quer instalar, esse site é um dos mais recomendados para achar APK na internet de forma segura.

Instalando APK no Android

Quando o download terminar, aperte para abrir o APK, ele irá mostrar a opção instalar ou cancelar, aperte para instalar, o procedimento será iniciado, espere algum tempo e pronto, a nova tela irá mostrar a opção concluir e abrir para utilizar o aplicativo agora.

Instalando APK no Android

Pronto o aplicativo foi instalado em seu Android, já está pronto para ser utilizado e para atualizar o mesmo para uma versão mais recente, o procedimento continuará o mesmo.

Instalando APK no Android

Se não for instalar mais aplicativos, você já pode desativar a opção “fontes desconhecidas”.

Esse procedimento serve para todos os aparelhos com o sistema Android, mas a opção para permitir instalar APK pode ter um nome um pouco diferente, dependendo da fabricante, mas no geral o nome é padrão (fontes desconhecidas) e o procedimento irá funcionar em qualquer versão do Android.

Instalar aplicativos APK via ADB no tablet ou smartphone Android

Instalar aplicativos Android via ADB

Se por um acaso não conseguir instalar aplicativos da maneira manual em seu próprio smartphone ou tablet, a recomendação é instalar os APK via PC, esse modo é garantido e irá funcionar com todas as versões do Android e em todos os aparelhos.

O primeiro passo é baixar o ADB, ele foi separado do SDK do Android e pode ser baixado sozinho, em seguida temos que descompactar o arquivo do ADB, no final teremos uma pasta com o nome de platform-tools-latest-windows e dentro dela temos a pasta mais importante, a platform-tools.

Instalar aplicativos Android via ADB

Baixe o aplicativo que quer instalar no site APKMirror, deixe o aplicativo dentro da pasta platform-tools do ADB.

No smartphone você deve ativar a opção de desenvolvedor, para isso, vá em “Configurações”, “Sobre”, e aperte 7 vezes em “Versão do Android”, irá aparecer uma mensagem que você se tornou um desenvolvedor, volte uma tela e entre nas “opções de desenvolvimento” e ative a opção “USB debugging”, essa parte pode ser diferente para alguns modelos, o recomendado é pesquisar no Google (modo de desenvolvedor seguindo do nome do aparelho).

Instalar aplicativos Android via ADB

Conecte o dispositivo no PC, entre na pasta do ADB, agora segure shift no teclado e aperte o botão direito do mouse em cima da pasta platform-tools, escolha a opção “Abrir Janela do PowerShell” dependendo do Windows pode aparecer a opção “Abrir Janela de Comando Aqui”.

Na nova janela, cole adb devices e aperte enter, no dispositivo irá aparecer uma notificação, confirme sempre que aparecer, com o comando colado, ele irá mostrar algo igual a tela abaixo se o aparelho está conectado e a notificação no aparelho foi aceita.

Instalar aplicativos Android via ADB

Em alguns casos talvez seja necessário instalar os drives do seu smartphone para que ele seja reconhecido, os drives estão disponíveis na página da fabricante.

Com o aparelho conectado e sendo reconhecido no ADB, basta digitar o comando adb install nomedoaplicativo.apk e aperte enter no teclado, por exemplo, você baixou o Facebook, então para instalar o mesmo você precisa digitar o comando adb install facebook.apk, lembrando que você precisa digitar o nome do apk como ele está, o recomendado é você renomear o apk para facilitar, já que muitas vezes o nome é enorme, mas sempre deixando o .apk no final do nome para funcionar.

Instalar aplicativos Android via ADB

Depois que o comando de instalar é iniciado, pode demorar alguns segundos ou até 1 ou 2 minutos para concluir a instalação, com tudo correto, você irá a mensagem “Sucess” e o aplicativo já estará pronto para o uso.

Instalar aplicativos Android via ADB

Como podemos ver, instalar aplicativos de forma manual não é difícil, mas você precisa ter cuidado de onde irá baixar os APK, muitos sites na internet possuem aplicativos com vírus escondido.

Agora sabendo como instalar aplicativos, você pode atualizar e ter os apps que necessita nos sistemas que não possuem suporte para a loja do Android ou se o app não estiver mais disponível na loja Google Play.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *