Notícias

Projeto Treble separa a interface das fabricantes do sistema para diminuir o tempo de atualizações no Android O

Forma de atualizar o Android

Algo que deixa muitos usuários do sistema Android preocupados é a forma que os aparelhos são atualizados, isso, se forem atualizados, algo que pode demorar meses para acontecer.

Projeto Treble separa a interface das fabricantes do sistema para diminuir o tempo de atualizações no Android O, deixando tudo um pouco mais fácil para que os aparelhos possam ser atualizados sem problemas.

O Google a cada versão do Android tenta melhorar algumas coisas no sistema para ver se o tempo de atualizações diminuem e que mais aparelhos possam receber as novas versões do sistema o mais rápido possível e o melhor, que o aparelho seja atualizado mesmo sendo mais simples.

Agora o Google revela que o Android O está trazendo uma novidade que pode ajudar no tempo de atualizações, conhecido como Projeto Treble, ele chega para transformar o Android em um sistema mais modular, o que permite atualizar algumas partes do sistema sem interferir em outras.

Android O Logo

No momento o sistema de atualização do Android começa quando o Google lança uma nova versão, logo depois as empresas de processadores precisam adicionar seus drives no sistema, na sequencia as fabricantes precisam fazer suas modificações no sistema para se destacar, quando acaba, as fabricantes precisam adicionar itens da operadora e fazer testes para só então liberar a nova atualização para os aparelhos, todo esse processo demorar alguns meses.

Com o novo Projeto Treble o Android recebe uma nova arquitetura no sistema, a partir do Android O, o sistema traz uma estrutura separada para cada parte, ficam assim:

Podemos ver na imagem uma parte especifica para os aplicativos, uma para o sistema e uma totalmente nova para a interface das fabricantes e operadoras.

O que o Google está fazendo é praticamente o que foi feito com os aplicativos do Android, que funcionam praticamente em todas as versões do sistema sem que o desenvolvedor precise adicionar novos códigos, mas agora essa novidade é totalmente voltada para as personalizações das fabricantes.

Então a partir do Android O, as fabricantes podem atualizar apenas o sistema sem precisar fazer nenhuma modificação em suas personalizações, ou seja, será menos trabalhoso e consequentemente irão utilizar menos tempo para que as novas versões do Android fiquem disponíveis para o consumidor final.

Atualmente o Projeto Treble já está sendo utilizado no sistema Android O e inclusive já está ativo nos smartphones Pixel que estão rodando o sistema em fase de desenvolvimento.

Google também revela que está trabalhando com as suas parceiras para que elas façam as modificações necessárias para que os códigos atuais fiquem compatíveis com o novo Projeto Treble, que eles também sejam liberados no projeto de código aberto do Android (AOSP) e assim não precisem mais fazer novas modificações a cada nova versão do sistema, atualmente a Qualcomm e a Sony são as que estão mais ajudando.

O problema é que os aparelhos ainda irão demorar um bom tempo para receberem o Android O, para somente depois disso, realmente os consumidores começarem a receber as versões do sistema de forma rápida, então é um processo longo e que deverá demorar cerca de um ano ou mais para começar a mostrar realmente se o Projeto Treble pode ser utilizado para melhorar o tempo de liberação das atualizações.

Via: Androiddeveloper

Saiba mais sobre o novo sistema em “Android O já está disponível para desenvolvedores, sistema tem melhorias na bateria e novidades“.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *