Escreva para pesquisar

Tecnologias

Mali-Cetus é a mais recente GPU da ARM para realidade virtual e telas 4K

Nova GPU está chegando para trazer uma arquitetura mais moderna que poderá ser mais bem aproveitada pelas fabricantes e claro, pelos consumidores.

Mali-Cetus é a mais recente GPU da ARM para realidade virtual e telas 4K, nova versão quer ser ainda mais rápida e modular do que as versões anteriores.

A GPU Mali é extremamente conhecida, ela chega nos processadores desenvolvidos pela Samsung, MediaTek e outros, mas quem desenvolve a GPU e até os processadores é a ARM, que vende todo os seus conhecimento e projetos para as fabricantes interessadas.

GPU Mali-Cetus ARM

Nessa nova GPU iremos encontrar um design completamente novo, essa mudança é ideal para suportar os novos sistemas operacionais e novos recursos que os app e games precisam.

Um dos grandes destaques é que a nova GPU Mali-Cetus chega com suporte total para as novas telas 4K e 2K com atualizações de até 120Hz, o que permite que aparelhos top de linha possam chegar com tela de alta qualidade.

GPU Mali-Cetus ARM

Agora a Mali-Cetus também suporta multitarefa especialmente com o foco no Android 7 Nougat que permite utilizar dois apps ao mesmo tempo.

Temos o suporte para conteúdos e tela HDR, um processador interno é especialmente produzido para processar conteúdo HDR em telas que não suportam HDR nativo.

Por dentro, iremos encontrar um design diferente das versões anteriores da GPU, a nova Mali-Cetus chega com subunidades de processamento paralelas, o que melhora o desempenho em geral.

GPU Mali-Cetus ARM

A unidade de composição traz oito níveis de interface, um a mais do que a Mali anterior, e até quatro pode ser redimensionados, para assim cuidar da camada de dimensionamento que cada aplicativo necessita, essa novidade que permite o melhor uso da multitarefa no Android Nougat.

Mas o que deverá agradar a todos é a interface para coprocessadores, eles como o nome já explica, são processadores individuais que funcionam para acrescentar novas funções e trazer novos recursos.

Os coprocessadores ainda estão no inicio, por isso, a GPU Mali-Cetus atualmente tem suporte apenas para um, ele é um chip de HDR que citamos acima e que serve para processar esse tipo de conteúdo em telas que não possuem suporte para HDR.

GPU Mali-Cetus ARM

A intenção dos novos coprocessadores é permite que as fabricantes produzam a GPU de forma “modular” acrescentando os itens que acham mais necessários para os seus smartphones, a ARM fala que a intuito é trazer vários coprocessadores diferentes e com as mais variadas funções.

Com o anuncio de hoje, a ARM mostra que está na ativa e trazendo novidades para a sua GPU, mas ainda ira demorar um pouco para que a nova Mali-Cetus chegue a dispositivos.

Confira mais novidades em nossa “Seção ARM”.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *