Notícias

Falso aplicativo do WhatsApp foi baixado na loja Google Play por mais de 100 mil e a culpa é do Google

WhatsApp falso aplicativo na loja Google Play

A cada dia as pessoas mal-intencionadas estão mais espertas e conseguindo se superar na hora de enganar os usuários, então você precisa ficar mais esperto e olhar cada detalhe antes de baixar algo em seu smartphone.

Falso aplicativo do WhatsApp foi baixado na loja Google Play por mais de 100 mil e a culpa é do Google que não fez nada para impedir esse tipo de fraude muito simples e também considerada de alto nível.

Sabemos que o WhatsApp é um dos mais utilizados e conhecidos aplicativos de mensagens atualmente, por isso, é muito visado por quem quer enganar usuários descuidados, mas essa nova forma de enganar conseguiu surpreender até quem é muito esperto.

WhatsApp falso aplicativo na loja Google Play

A fraude começou quando o aplicativo foi colocado na loja com o nome de FhatsUpp para ficar parecido com o nome do aplicativo original, na descrição tem várias vezes o nome do WhatsApp para tentar enganar o sistema de pesquisa do Google e aparecer nos primeiros resultados nas buscas.

Logo depois o nome foi alterado para o WhatsApp inclusive com o logo oficial do app, a única mudança é o nome do desenvolvedor que é Whatshup, pequeno detalhe que pode passar despercebido por muitas pessoas, lembrando que o desenvolvedor oficial é o WhatsApp.

WhatsApp falso aplicativo na loja Google Play

Com o nome, ícone e até as imagens do WhatsApp original, o aplicativo acabou engando muitas pessoas que nem notaram os pequenos detalhes como a descrição ou o nome do desenvolvedor.

Antes de ser removido o aplicativo foi baixado por mais de 100 mil pessoas, um valor muito alto e que mostra como é perigoso baixar apps na loja do Android sem prestar atenção em detalhes importantes.

WhatsApp falso aplicativo na loja Google Play

O grande culpado dessa fraude dar certa é o próprio Google que o não impede que os aplicativos troquem a qualquer momento o nome, sabemos que os apps muitas vezes podem precisar alterar o nome, mas precisamos de uma ferramenta que consiga saber que um aplicativo falso está utilizando o mesmo nome de um app oficial.

Novamente precisamos ter cuidado para baixar os aplicativos da loja Google Play, agora o mesmo cuidado precisa ser tomado com os apps oficiais, lembrando que a maioria dos oficiais possuem um ícone azul ao lado do nome para provar que são verdadeiros e verificados pelo Google, algo como podemos ver na imagem abaixo:

WhatsApp falso aplicativo na loja Google Play

Melhore a segurança do seu Android ao ler “Conheça os recursos de segurança que estão disponíveis no Android”.

Via: Reddit

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *