Notícias

Desenvolvedores podem esconder aplicativos para smartphones com root e sem a loja Google Play oficial

Desenvolvedores podem esconder aplicativos para smartphones na loja Google Play

O Google quer manter não somente os usuários, mas também os desenvolvedores seguros e permite que eles disponibilizem seus apps apenas para os aparelhos que preferirem.

Desenvolvedores podem esconder aplicativos para smartphones com root e sem a loja Google Play oficial, novidade já está sendo implementada no console de quem publica apps.

Um dos grandes problemas que usuários do sistema Android encontram quando possuem um dispositivo mais simples é a que muitos aplicativos e especialmente muitos jogos não rodam muito bem em seus aparelhos, mas mesmo assim eles (apps e games) estão disponíveis para serem baixados.

Agora para melhorar a experiência de uso das pessoas que irão baixar os apps e games, o Google permite que o desenvolvedor selecione critérios para que o aplicativo ou jogo apareçam na loja somente para determinados aparelhos, sendo que é possível selecionar processadores, quantidade de memória RAM, resolução de tela, tipos de dispositivos (smartphones, tablets, PC e relógios), fabricantes e muito mais.

Smartphone, Tablet, Relógio e PC

Com essa seleção os desenvolvedores devem ter uma nota melhor em cada aplicativo, pois os usuários que irão baixar o app serão os que possuem os requisitos mínimos para o funcionamento perfeito da aplicação, então no futuro devemos ver um pouco menos de comentários negativos avisando que o jogo não está funcionando em determinado dispositivo.

Em “Netflix em sua versão 5.0 não pode ser baixado por usuários do Android que estão com root” vimos que aparelhos com root não podem instalar o Netflix em sua mais recente versão, essa novidade também chegará para todos os outros desenvolvedores.

Desenvolvedores podem esconder aplicativos para smartphones na loja Google Play

A partir de agora, os desenvolvedores podem utilizar o recurso Safetynet, essa novidade chega com três opções que podem ser utilizadas, confira:

SafetyNet

Desenvolvedores podem esconder aplicativos para smartphones na loja Google Play

  • Sem Exceção

Todos os aparelhos podem visualizar seus aplicativos e jogos, respeitando outros critérios estabelecidos como processador, memória RAM e etc.

  • Excluir dispositivos que não atendem os requisitos básicos de integridade

Esses aparelhos que não são íntegros, são os que não possuem a loja Google Play instaladas por padrão, normalmente aparelhos da China não chegam com a loja do Android, saiba mais em “Google na loja Google Play irá avisar quando o dispositivo é certificado para seus aplicativos”.

Os dispositivos que não tem a loja Google Play instalada de fábrica são aparelhos que não estão conforme as regras do Google e não passaram por todos os testes de compatibilidades necessários para que todos os aplicativos e jogos funcionarem corretamente.

Na loja Google Play esse tipo de aparelho em configurações mostra na parte “Certificação do dispositivo” a mensagem não certificado.

  • Excluir todos os dispositivos que não são certificados e que não atendem os requisitos básicos de integridade

Nessa opção, os aparelhos que não possuem os requisitos de integridade (explicado acima) e os que possuem root liberados não podem visualizar os aplicativos e games, por isso, o download é impossível de ser feito através da loja Google Play.

Desenvolvedores podem esconder aplicativos para smartphones na loja Google Play

Como podemos ver, essa novidade irá trazer mais segurança para os desenvolvedores que poderão ver uma grande baixa de hackers em jogos e em aplicativos conhecidos como o caso do Netflix, só temos que esperar para saber como irá impactar os consumidores que adquirem smartphones chineses e que não possuem uma ROM global com a loja Google Play instalada por padrão.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *