Motorola, Notícias

Bloqueio de restauração de fábrica ainda é fraco e pode ser burlado nos aparelhos da Motorola com software

Moto Reaper FRP Tool

A segurança dos seus dados é importante, mas também é interessante ter uma proteção extra que não permita que seu smartphone seja reutilizável quando ele é perdido ou roubado.

Bloqueio de restauração de fábrica ainda é fraco e pode ser burlado nos aparelhos da Motorola com software, algo que não deveria acontecer, mas que atualmente mostra que nem tudo está tão seguro como esperamos que seja.

O sistema Android não tinha nenhum tipo de proteção contra roubo, por isso, o Google colocou alguns recursos para ajudar os usuários caso seja roubado ou perca o aparelho.

Um desses recursos inclusive foi atualizado em “Aplicativo Android Device Manager agora se chama Localizar o meu dispositivo”, então você poderá localizar o seu smartphone ou qualquer dispositivo com o sistema Android, claro que ele só irá funcionar se o aparelho estiver com o GPS e internet ligada, muitas vezes você não terá tanta sorte.

Para os momentos que realmente a recuperação do aparelho é impossível, temos a proteção contra restauração de fábrica, ela foi introduzida desde o Android 5.1 Lollipop e se tornou padrão no sistema até hoje.

A proteção contra restauração de fábrica funciona assim, quando alguém faz uma restauração de fábrica em um Android com o sistema 5.1 ou superior, ao ligar o aparelho novamente é necessário digitar o e-mail do Gmail que estava sendo utilizado pelo último usuário, sem saber o Gmail, o smartphone ficará bloqueado e não pode ser utilizado, saiba todos os detalhes em “O que é proteção contra restauração de fábrica e como funciona no Android”.

Claro que essa proteção não é tão eficiente, algo que podemos ver em “Aparelhos da Samsung ainda possuem falha na proteção contra restauração de fábrica”, “Patch de segurança de maio ainda tem falha que permite contornar proteção contra restauração de fábrica” e em “Proteção contra restauração de fábrica tem falha de segurança nos aparelhos Samsung”.

Agora a novidade é que desenvolvedores conseguiram criar um software que consegue burlar a proteção de restauração de fábrica nos aparelhos da Motorola.

Os desenvolvedores falam que todos os aparelhos citados abaixo, rodando o Android 5.1 Lollipop ou superior podem ter a proteção facilmente burlada, confira os dispositivos compatíveis:

  • Moto E
  • Moto G
  • Moto X
  • Moto Z
  • Droid Turbo 2
  • Droid Maxx 2.

Moto Reaper FRP Tool

A ferramenta é autoexplicativa e vai ensinando passo-a-passo a forma de ser utilizada, então poucas pessoas terão dificuldade.

Mas o pronto principal é que a ferramenta funciona até com o Android Nougat, algo que não deveria acontecer já que é o Android mais atual e deveria ser seguro nesses casos, esperamos que o Google ou a própria Motorola consiga uma forma de evitar que aparelhos roubados possam ser restaurados e sejam vendidos como vem acontecendo tradicionalmente.

Para saber mais sobre esse software visite Phonlab.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

1 Comment

  1. Em aparelhos Samsung já não é mais tão simples burlar esse mecanismo, mas ainda é possível burlá-lo (embora agora te obriga a entrar com a conta do Gmail caso se precise liberá-lo).
    Em aparelhos Alcatel, não é raro também isso acontecer.
    Não se sabe como anda em aparelhos da LG e da Sony.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *