Escreva para pesquisar

Tecnologias

ARM revela Cortex-A75 e Cortex-A55 e nova GPU Mali-G72 mais eficientes e econômicos

Mais eficientes e econômicos, ARM anuncia novo núcleos Cortex-A75 e Cortex-A55 e a GPU Mali-G72 que são feitos para todo o tipo de tarefas.

Novas CPU e GPU foram apresentadas hoje, todas chegam com melhorias e novidade que podem trazer grandes diferenciais para os consumidores e fabricantes.

ARM revela Cortex-A75 Cortex-A55 e nova GPU Mali-G72 mais eficientes e econômicos, também se destacam por seus novos recursos que foram apresentados.

A intenção da ARM com suas novas CPU e GPU é trazer mais desempenho, menor consumo de energia para todos os tipos de aparelhos como smartphones, tablets, PC e até dispositivos da internet das coisas.

Vamos conhecer as novidades da ARM, confira:

Cortex-A75

Ele é a evolução do Cortex-A73, o Cortex-A75 chega como núcleo de alto desempenho, em comparação com a versão anterior, ele conta com cerca de 22% de desempenho a mais, isso representa 1.34x mais pontuação no Geekbench V4, 1.16X no LMBench memcpy, 1.48X no Octane 2.0, veja todos os testes na imagem acima.

Cortex-A55

Por sua vez, essa CPU é a evolução do conhecido Cortex-A53, essa nova versão chega sendo 15% mais eficiente no consumo de energia e seu desempenho foi aprimorado em 18%, o principalmente melhoramento é encontrado na performance da memória, que teve uma redução de 50% na latência.

Novidades

As duas novas CPU chegam com suporte integrado para a inteligência artificial, recursos que está sendo amplamente utilizado por aplicações nesse momento.

Uma grande novidade é o DynamIQ Big.LITTLE, nos processadores anteriores com núcleos Cortex, só era possível fazer utilizar dois tipos de núcleos e em quantidade exatas, por exemplo, 4 núcleos A-53 e outros 4 núcleos A-73, mas com a chegada dos novos Cortex-A75 e A55, as coisas mudam, todos os núcleos ficam em apenas uma “capsula” assim os fabricantes podem escolher a quantidade de núcleos que quiserem de cada modelo.

Agora é possível, por exemplo, pode utilizar apenas um núcleo Cortex-A75 e outros setes núcleos Cortex-A55, assim o aparelho terá uma duração de bateria maior e ainda terá um poder extra quando precisar.

ARM revela que cada “capsula” pode ter 8 núcleos sendo que o máximo de “capsulas” são 32 por CPU, então temos até o total de 256 núcleos que as fabricantes podem utilizar em seus projetos, então podemos esperar novidades para todos os tipos de dispositivos.

GPU Mali-G72

Como sucessora da Mali-G71, a nova Mali-G72 ainda utiliza a mesma arquitetura, mas chega com 40% mais desempenho, essa melhoria foi especialmente adicionada para a utilização da realidade virtual ser mais perfeita do que nunca.

A Mali-G72 é 17% mais eficiente em inteligente artificial, 25% mais econômica energeticamente e a densidade de desempenho é 25% maior em comparação com o modelo anterior.

Lançamento

As novas CPU Cortex-A75, Cortex-A55 e a GPU Mali-G72 já devem equipar novos aparelhos no final desse ano ou no máximo começo de 2018.

Confira mais novidades interessante em nossa Seção Tecnologia.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *