Escreva para pesquisar

Notícias

Adware estava disponível em 41 aplicativos na loja Google Play e pode ter infectado até 36,5 milhões

Infectando até 36,5 milhões de aparelhos, adware estava disponível na loja Google Play em cerca de 41 aplicativos diferentes.

Os usuários mais avançados já sabem que a loja Google Play não é tão segura, mesmo com o Google trazendo novas ferramentas de proteções, ainda temos muitas ameaças diferentes prontas para serem baixadas.

Adware estava disponível em 41 aplicativos na loja Google Play e pode ter infectado até 36,5 milhões, novamente estamos vendo que os esforços do Google precisam melhorar para evitar esse tipo de caso.

Malware é praticamente algo comum para o sistema Android, existem vários tipos diferentes, inclusive já falamos se é necessário ter um antivírus no Android.

Empresa de segurança Check Point revela que novo malware chamado de Judy estava disponível inicialmente em 41 aplicativos da loja do Android e era utilizado para realizar cliques fraudulentos em banners de publicidade, claro que sem o usuário nem sequer notar.

Com esses 41 aplicativos o adware deve ter sido baixo até 18,5 milhões de vezes, mas não existe um número exato da quantidade de vezes que foi baixado, se as estimativas estiverem certas, os apps já conseguiram infectar até 36,5 milhões de aparelhos diferentes.

O mais estranho é que em 41 aplicativos identificados, o malware foi encontrado em apps de empresas diferentes, em aplicações e jogos que estão disponíveis desde abril de 2017, ou seja, há dois meses no minimo eles estão disponíveis na loja sem que ninguém desconfiasse do que estavam fazendo em segundo plano.

Adware Judy não roubam dados, mas ao serem instalados, os apps permitiam que um hacker pudesse criar uma conexão com os aparelhos, logo depois que a conexão é completada, o aplicativo irá se conectar com um servidor que tem a capacidade de utilizar o dispositivo para se conectar a sites e assim conseguirem cliques falsos em propagandas para conseguirem ganhar muito dinheiro.

O Google já foi avisado do problema e já removeu todos os 41 aplicativos infectados, mas agora precisa criar um sistema melhorado de segurança para evitar aplicações com essa intenção.

A última melhoria do sistema Android para evitar a proliferação de malware pode ser vista no novo Android O que está em fase de teste.

Você pode seguir algumas de nossas dicas para se manter mais seguro no Android e aprender assim como deixar seu sistema mais protegido.

Via: Checkpoint

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *