LG, Notícias, Samsung

PAX é o esforço máximo do Google que une as fabricantes para acabar a guerra de patentes

Patente PAX Logo

Não é de hoje que as patentes vem sendo um grande atraso para as fabricantes, muitas não podem dar um passo em direção ao futuro sem serem acusadas de estarem utilizando alguma patente dos adversários.

PAX é o esforço máximo do Google que une as fabricantes para acabar a guerra de patentes no sistema Android, algo que todos pensaram que seria impossível de acontecer.

Nos últimos anos as patentes foram usadas de várias formas, mas a guerra de patentes se tornou forte quando Apple e outras fabricantes começaram a utilizar as suas próprias para tentar tirar os aparelhos uma das outras do mercado.

Patentes

Claro que nesse caso, existem muitos prejudicados, os consumidores não poderão adquirir o aparelho, as fabricantes precisarão ter dinheiro para advogados, não poderão vender um produto, dois itens que facilmente podem provocar prejuízo que não era esperado inicialmente.

Agora o Google está se unindo com algumas fabricantes para criar o PAX, ele é um contrato de licença cruzada do Android Networked, essa união das fabricantes nunca foi esperada por ninguém, mas é muito importante para a evolução do sistema e das próprias fabricantes participantes.

Nesse momento o PAX conta com 9 diferentes fabricantes e empresas, temos o Google, Samsung, LG, HMD Global (Nokia), Foxconn, HTC, Coolpad, BQ e Allview, apenas essas marcas juntas possuem o total de 230.000 patentes ao redor do mundo.

Todas as fabricantes participantes do PAX podem utilizar todas essas patentes, o melhor é que não é necessário fazer o pagamento de nenhum valor, é simplesmente um “jogo” de troca, que todos podem e devem utilizar as patentes disponíveis de graça.

Patente PAX Logo

Isso significa que não existe mais nada “exclusivo” para as fabricantes, cada uma pode usar a tecnologia da outra ou melhor, podem até mesmo aperfeiçoar o que já existe e sem se preocupar em serem processadas, claro que esse acordo é valido somente para os dispositivos rodando Android e alguns outros aparelhos qualificados.

As fabricantes e empresas que não estão fazendo parte do PAX, podem se inscrever para que suas patentes também sejam licenciadas para as outras, da mesma forma que poderá usufruir das outras patentes disponíveis.

Com essa nova iniciativa, as fabricantes ficam “livres” para trabalharem em inovações, tudo sem medo de serem processadas, os consumidores no final também ganham já que com esse dinheiro que seria gasto para patentes, pode ser muito bem utilizado em novos recursos e até mesmo em atualizações para os aparelhos mais simples.

Você pode conferir todas as informações no site PAXLicense.

Confira as mais recentes novidades relacionadas em nossa “Seção Patentes”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *