Interessante

Veja os motivos para os smartphones serem mais frágeis do que os celulares antigos

Nokia celular e Samsung smartphone

Mesmo com cuidados um quebra mais fácil do que o outros, hoje iremos conhecer os motivos da fragilidade dos smartphone em relação aos celulares.

Nos últimos anos, muitos smartphones se quebram sem muito esforço, esse é um problema que acontece na nova geração de aparelhos e não tem muito o que se fazer além de tomar cuidado com o dispositivo.

Veja os motivos para os smartphones serem mais frágeis do que os celulares antigos, algumas mudanças no design e materiais são as responsáveis por tanta fragilidade.

Os celulares mais antigos são simples em questão de funções e materiais, mas todo mundo pode notar como eles são realmente resistentes quando o assunto são acidentes, é muito raro ver um celular que caiu uma vez no chão e ficou inutilizável, mas com os smartphones atuais isso é algo que pode acontecer facilmente.

Grupo de pessoas com smartphone

Ao alternar dos celulares para os smartphones atuais, tivemos muitas mudanças, os smartphones são mais inteligentes, possuem muitas funções e recursos de computador, por outro lado, os celulares são simples, servem para ligar, acessar a internet e usar alguns poucos aplicativos que já vem de fábrica.

Mas as mudanças também ocorreram nos materiais usados e no design dos dois aparelhos, confira

Materiais

Celulares

  • Uso de plástico praticamente no aparelho todo
  • Peças desmontável que ajudam na hora da queda
  • Componentes mais resistentes
  • Tela menor e protegida por plástico.

Smartphones

  • Tela enorme
  • Uso de metal e até vidro na traseira
  • Muitos são feitos em um único corpo (unibody)
  • Componentes avançados, mas que são mais frágeis
  • Design diferenciado.

Tela

Mi Mix

Com a chegada dos smartphone e novas interfaces, as fabricantes foram obrigadas a usarem telas maiores com suporte para toque, esse foi um dos jeitos mais fáceis para melhorar a experiência de uso dos aparelhos.

Nos acidentes o item com maior chance de quebrar é a tela e não poderia ser diferente, nos smartphones a tela é um dos maiores itens e também um dos mais frágeis, se o aparelho cair de quina, provavelmente o dispositivo terá a tela quebrada, já se a queda for frontal, existe uma grande chance de ela sair do impacto sem maiores danos.

Todo vidro de tela tem uma quantidade de capacidade de absorver impactos, mas em uma queda de quina, o impacto é lançado apenas em uma parte da tela, consequentemente superando a capacidade de absorver a queda, por isso, se o aparelho cair de frente a tela conseguirá distribuir melhor todo o impacto recebido e até sobreviver a quedas.

Um detalhe que também faz a diferença é o formato da tela, aparelhos como Galaxy S7 Edge possui até mesmo a tela nas laterais e o Mi Mix é praticamente toda a frontal de tela, designs bonitos, mas que também ajudam na hora da tela quebrar.

Absolvição de impacto por materiais

Nokia 105

Outra mudança gigante é referente aos materiais usados nos dois aparelhos, os celulares são de plásticos e possuem muitas partes desmontáveis, então é normal que eles caiam no chão e “voe” bateria para um lado, aparelho e tampa para outro lado, esse movimento de “desmontar” é excelente para não criar danos sérios em acidentes, falo isso já que o impacto é dividido por muitas partes diferentes e não fica focado em apenas em uma única parte.

Nos smartphones principalmente os atuais, todas as peças são unidas e muitas vezes os aparelhos são de metal, todo mundo pensava (até eu mesmo) que o metal era uma coisa boa, mas em caso de acidentes ele poderá ajudar a quebrar a tela, como ele é um material duro ele consegue absorver pouco o impacto de uma queda, mas o pior é que ele “joga” o impacto para outras peças, em especial a tela que é um dos maiores itens dos smartphones, por isso, a quebra da tela pode ser inevitável em alguns casos.

Vidro na traseira, não precisamos nem falar né, é o mesmo caso da tela, é vidro e é frágil, por isso, pode quebrar facilmente em qualquer tipo de queda, não importa a altura.

Telas com proteção

Tecnologia Shatterproof Moto X Force

Um grande destaque nos celulares é que eles possuem uma tela muitas vezes pequenas e que ainda possuem uma proteção de plástico transparente, item que ajuda e muito a manter seu celular vivo mesmo depois de muitas quedas.

Nos smartphones temos dois tipos de proteções conhecidas, a Dragon Tail e o Gorilla Glass, ambas prometem proteger seu aparelho contra risco e até mesmo contra quedas, algo que ganhou ainda mais destaque na proteção Gorilla Glass 5 que é realmente resistente a quedas, mas como sempre, a tela continua sendo de vidro e uma pequena queda no ângulo certo pode fazer ela quebrar, já que o impacto será absolvido por uma pequena parte da tela.

A Motorola tentou e conseguiu fazer algo diferente nos últimos anos, ela lançou o Moto X Force, aparelho que a fabricante garante que possui uma tela resistente, podemos ver claramente no vídeo em que o aparelho cai de 275 metros de altura, para conseguir esse feito, a fabricante teve que mudar os materiais da tela, ela é praticamente de um plástico, falamos mais sobre a tela e suas camadas no lançamento do Moto X Force.

Resumo

Moto X 2ª Geração tela quebrada

Os celulares possuem mais plásticos, inclusive na tela que é menor e eles ainda possuem a “habilidade” de se “desmontarem” quando um acidente acontece, o que ajuda a dividir o impacto da queda.

Os smartphones mais recente, por outro, lado, possuem uma tela grande e frágil, com aparelhos sendo feitos em metal, quando um acidente acontece, esse material irá compartilhar o impacto com os outros itens do dispositivo, isso acontece principalmente com a tela, por isso, facilmente poderá quebrar em uma queda.

Infelizmente nos dias atuais para manter seu aparelho protegido é mais do que nunca necessário investir em uma película de vidro e uma capa resistente, itens que juntos irão absorver uma grande quantidade de impacto e poderão deixar seu smartphone intacto mesmo depois de uma queda feia.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *