Interessante

Saiba como funcionam as câmeras duplas que estão chegando nos smartphones

LG G5

Hoje você descobrirá tudo sobre as câmeras duplas, como elas funcionam, o que elas podem fazer e muito mais.

Uma das maiores novidades que estão acompanhando alguns novos aparelhos é a câmera que está chegando em dobro, recurso que chega para permite usuários tirarem imagens bem diferentes dos aparelhos tradicionais com uma única câmera.

Saiba como funcionam as câmeras duplas que estão chegando nos smartphones atuais e que chamam muito a atenção de várias pessoas.

Hoje iremos explicar o que as câmeras duplas podem fazer por você e suas fotos, se realmente você irá precisar de um smartphone assim ou apenas é um recurso sem muita utilidade.

LG X Cam

Atualmente existe dois tipos de uso para as câmeras duplas, cada uso tem seus próprios recursos que são bem diferente entre si, confira:

Como funcionam as câmeras duplas

Tecnologia 3D

Nos dias atuais poucos aparelhos móveis utilizam a câmera dupla para 3D, mas no passado tivemos alguns dispositivos que chegavam com câmeras para essa utilidade.

Com a tecnologia 3D, as duas câmeras são iguais, sem nenhuma mudança no sensor ou na lente, as câmeras funcionam praticamente como o olho humano, cada uma consegue visualizar o que está em sua frente, mas cada uma consegue ver de um ângulo diferente.

Quando uma foto ou uma filmagem é completada, as câmeras terão duas imagens ligeiramente diferentes, elas então podem ser combinadas em uma única imagem que visualizada em um aparelho compatível, irá mostrar uma imagem com efeito em 3D que te dará uma maior profundidade e uma sensação de que aquilo está mais perto do seu olho, assim você tem a sensação que algo está “saindo” da tela.

Distância focal e diferentes ângulos

Esse é o tipo de uso mais comum nesses últimos anos para os smartphones que estão chegando com câmeras duplas, a maioria dos aparelhos com duas câmeras poderão fazer o que iremos conhecer agora.

Diferente da tecnologia 3D, no uso de distância focal e diferentes ângulos não é preciso que as câmeras sejam as mesmas, na verdade, elas nunca são exatamente as mesmas, pois precisam ter algumas diferencias para conseguir um ângulo ou foco diferente.

Mi 5s Plus

Para esse tipo de uso, os sensores das câmeras podem ser idênticos, mas as lentes que precisam ser diferentes, para quem não sabe, as lentes que são na maioria das vezes as responsáveis pelo ângulo e foco que o sensor poderá alcançar.

Com as câmeras visualizando diferentes ângulos e focos, você no final terá uma imagem que você poderá mudar o foco da imagem até mesmo depois que a foto já foi tirada.

Asus Zenfone 3 Zoom

As imagens tiradas em câmera duplas também são melhores e possuem menos ruídos, já que normalmente cada câmera possui um modulo de cores, um somente para as coloridas e a outra câmera fica responsável pela captura em preto e branco.

Melhorias nas fotos de câmera dupla só é possível graças a combinação dos sensores, o sensor de luz monocromática (preto e branco) consegue medir melhor a intensidade da luz e nitidez, já o sensor RGB (colorido) consegue ter mais tempo para processar os filtros de cores, ou seja, os dois sensores trabalhando conseguem ser mais eficiente do que apenas uma câmera tradicional.

LG G5

Em resumo, isso significa que câmeras duplas para distância focal e diferentes ângulos podem ser usada para melhorar a qualidade de resolução da imagem, mas também pode ser usada para criar o efeito bokeh, recurso que só estava disponível em câmera DSLR e que permite destacar um objeto e deixar o restante da imagem desfocada.

Aparelhos

Vivo V5 Plus

Atualmente no mercado não temos muitos aparelhos com tecnologia 3D, mas anos atrás a LG foi a responsável por lançar o primeiro smartphone Android com uso da tecnologia, ele é o LG Optimus 3D, mas hoje em dia ele nem é mais vendido.

No caso de aparelhos com câmeras com distância focal e diferentes ângulos, o mercado está recebendo muitos aparelhos ao longo dos últimos meses, podemos destacar o LG G5, Zenfone 3 Zoom, Mi 5s Plus, LG X Cam e até o Vivo V5 Plus que possui duas câmeras frontais.

A partir de agora você já sabe o que as câmeras duplas são capazes de fazer e só depende de você decidir se um smartphone com esse recurso é interessante para o seu uso.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *