Notícias

WhatsApp está sendo usado para distribuir vírus que rouba informações e dados bancários

WhatsApp logo

Com a chegada do novo ano, os hackers também estão inventando novas formas de acessar os seus dados.

WhatsApp está sendo usado para distribuir vírus que rouba informações e dados bancários das vítimas afetadas.

Os malwares não estão dando folga, o último que surgiu, podemos conferir em “Malware para Android tem como foco roteadores que seu aparelho está conectado”, agora o mais recente tem como alvo os usuários do WhatsApp.

Sabemos que o aplicativo WhatsApp possui muitos usuários ao redor do mundo, por isso, não poderíamos esperar que ele não fosse usado como uma nova ferramenta para distribuir malware para o maior número de pessoas.

Em uma das suas atualizações o WhatsApp recebeu melhorias e permite enviar alguns tipos de arquivos, algo que podemos ver em “Whatsapp ganha função de enviar documentos”, agora esses novos arquivos são usados para infectar os usuários.

Whatsapp documentos

O novo vírus está sendo disseminado na Índia, os hackers estão utilizando ONGs do país para conseguir enviar arquivos do tipo .xls, Word e PDF para tentar contaminar o maior número de pessoas da forma mais rápida possível.

Quando o usuário recebe o arquivo, ele ainda está seguro, o problema surge quando ele tenta abrir o que recebeu, na verdade o que é enviado para o usuário não é um arquivo comum e sim um software malicioso, ao tentar abrir o aparelho é infectado.

O malware começa a agir de forma rápida e no mesmo instante após infectar o aparelho, ele começa a recolher os dados do usuário, os dados recolhidos são os mais variados possíveis, tanto informações do usuário como do aparelho são enviadas para um servidor do hacker.

A principal meta do malware é conseguir dados bancários para assim conseguir fraudar operações que poderão gerar lucro para o hacker e um grande prejuízo para os que são afetados.

No momento o alvo está sendo apenas a Índia, mas logo mais golpes desse mesmo tipo deverá aparecer em outras partes do mundo, por isso, nunca abra arquivos enviados por pessoas que você não conhece.

Via: Ibtimes

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *