Digite para pesquisar

Tutoriais e Dicas

Como ter o Android 7.0 Nougat (China) no Lenovo Zuk Z2 com a loja Google Play funcionando e sem VPN

Ter a versão mais recente do sistema Android sempre é algo muito bom para quem quer aproveitar todas as novidades,  então ensinaremos como ter o Android 7.0 Nougat no Lenovo Zuk Z2.

O tutorial foi testado várias vezes, assim, dificilmente você terá problemas, mas lembramos que você é o único responsável pelo que possa acontecer com o aparelho.

Nesse tutorial você irá aprender como instalar o Android 7.0 Nougat versão da China no Lenovo Zuk Z2 e ter a loja funcionando sem precisar de VPN, basta seguir corretamente cada passo para não ter problemas.

Antes de seguir com os procedimentos é necessário fazer backup dos seus dados mais importantes, tudo que está na memória será apagado.

Como ter o Android 7.0 Nougat (China) no Lenovo Zuk Z2 com a loja Google Play funcionando e sem VPN

Primeiro você deverá seguir esse tutorial de como instalar a ROM de fábrica para o Lenovo Zuk Z2 (Lenovo Zuk Z2 Plus), utilize a ROM chinesa, depois que instalar o novo sistema, o aparelho irá começar com o idioma chinês, agora vamos mudar para inglês para facilitar as coisas, aperte na engrenagem na tela inicial, logo depois aperte na engrenagem pequena, selecione a segunda opção, selecione a primeira opção, por fim, aperte em “English”.

MoreLocale 2

Temos que ativar a opção de instalar aplicativos de terceiros, para isso vá em “Settings”, “Advanced Settings”, selecione “Security & Privacy” e ative a opção “Unknown Sources”.

Lenovo Zuk Z2 fontes desconhecidas

Agora volte para tela inicial e aperte na sacola verde, o seu nome é “App Center”, ela é uma loja que permite baixar aplicativos, na primeira tela aperte em “Go to Homepage”, na barra superior escreva Google Play, você terá que baixar os dois primeiros aplicativos, o primeiro é a loja Google Play e o segundo é o Google Play Services, item necessário para a loja e os aplicativos do Android funcionarem.

App Center Lenovo Zuk Z2

Depois desse procedimento você precisar baixar a versão mais recente do sistema para o Zuk Z2, para atualizar manualmente e assim conseguir manter a loja Google Play instalada sem maiores problemas, baixe o arquivo abaixo:

Z2131 V2.3.042 QBS

Quando o download for concluído, você precisa descompactar, a senha é ask.lenovomobile.com, (sem a virgula do final), você verá que só tem um arquivo, ele é a atualização do sistema.

Agora você precisa criar uma pasta no Zuk Z2, ela precisa ficar na raiz do sistema, ou seja, não pode ficar dentro de outra pasta, seu nome deverá ser sdfuse, ficará assim como na imagem abaixo:

Lenovo Zuk Z2 pasta sdfuse

Nessa pasta devemos colocar o arquivo de atualização do sistema já descompactado.

Com tudo feito de forma correta, certifique-se que tenha cerca de 50% de bateria para continuar com a atualização.

Lenovo Zuk Z2 atualização manual

Desligue o Zuk Z2, agora segure o botão de diminuir o volume e ligue novamente o aparelho (não precisa segurar o botão de ligar), você irá entrar no modo de engenharia, nesse modo os botões de volume escolhem as opções e na tela temos as opções “Enter” que serve para confirmar o comando e o “Back” que para voltar.

Lenovo Zuk Z2 atualização manual

Nessa tela temos que escolher a opção “SD Update”, aperte em “Start” para confirmar, na próxima tela basta apertar novamente em “Start” para iniciar a atualização manual.

Lenovo Zuk Z2 atualização manual

Quando tudo estiver terminado você irá ver a mesma imagem acima, agora basta apertar em “reboot” para o aparelho reiniciar com a nova versão do sistema instalada.

Lenovo Zuk Z2 Atualização Android 7.0 Nougat

Depois que acabar de ligar, o sistema irá mostrar que existe uma nova versão do sistema (imagem acima), basta apertar em download para atualizar e assim ter o Android 7.0 Nougat no Lenovo Zuk Z2 sem precisar de VPN, se não aparecer a atualização, basta ir em “Settings”, “System Updates” e procurar uma nova atualização.

Como ativar o uso de dois aplicativos ao mesmo tempo

Lenovo Zuk Z2 multijanela ativada

Para ativar uma das maiores novidades do sistema Android 7.0 Nougat, a multijanela, recurso que permite usar até dois aplicativos ao mesmo tempo, você precisa ir em “Settings”, logo depois em “Lab Features”, selecione a opção “Split”Screen” e ative a opção “display splitScreen button in recentes”, agora se apertar o botão central do Zuk Z2 duas vezes irá notar que alguns aplicativos terão um símbolo redondo com dois quadrados dentro, esses apps podem ser usados em duas janelas.

Lenovo Zuk Z2 multijanela do Android 7.0 ativada

Problemas com o Google Play Services

Lembrando que como a ROM chinesa não precisa seguir os procedimentos oficiais do Google, por isso, ela possui alguns problemas, por exemplo, o Google Play Services pode apresentar algum erro, então você terá que desinstalar as atualizações para que o problema seja corrigido, para isso, vá em “Settings”, “Advanced Settings”, “Applications” selecione “Google Play Services” e logo depois aperte em “Uninstall update”, esse procedimento só precisa ser feito uma única vez e se apresentar algum problema.

Zuk Z2 Google Play Services

Sincronização dos contatos para aparecer na agenda

A ROM chinesa também não faz sincronização dos contatos da sua conta Google, para ativar essa opção é necessário baixar o Google Contacts Sync, baixe diretamente no smartphone ou passe para ele através do PC, logo depois vá em “Settings”, “Advanced Settings”, selecione “Security & Privacy” e ative a opção “Unknown Sources”.

Zuk Z2 file manager

Agora use o aplicativo “File Manager” ele está em uma das pastas com o nome chinês, aperte em “Apps” selecione o aplicativo que baixou e instale, pronto seus contatos serão sincronizados com o aparelho em poucos minutos, não se esqueça de desativar a opção “Unknown Sources” para manter o dispositivo mais seguro.

Zuk Z2 instalar sincronização contatos

Como já falamos, a ROM chinesa não precisa seguir as regras do Google, por isso, pode surgir alguns problemas, por exemplo, a maioria dos players de música não conseguem mostrar o nome da música na barra de notificação e muito outros problemas pequenos que podem incomodar algumas pessoas.

Se quiser deixar os aplicativos em português recomendamos que siga nosso tutorial para deixar qualquer Android em português.

Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Escritor e dono do ajudandroid.com.br, com a mente focada em trazer notícias, jogos, aplicativos e informações diferentes do mundo Android.

  • 1

Você Também pode gostar

158 Comentários

  1. wanderson 21 de dezembro de 2018

    Ola atualizei para android 7 e de pois atualizou para o 8 porem a memoria interna do meu zuk z2 de 64gb passou a ter somente 16gb, comom resolvo este problema?

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 22 de dezembro de 2018

      Wanderson isso está acontecendo com algumas pessoas, a solução é fazer uma restauração de fábrica, assim o sistema consegue ler corretamente a memória interna.

  2. Fabio Magalhaes 13 de setembro de 2017

    Olá, Marcos, boa noite. Sei que o post é referente a um Zuk, porém, adquiri um Moto Z Play num site chinês e ele veio com aquela ROM – shop ROM – correto? Pois bem. Acabei Instalando uma ROM BR, sem desbloqueio de bootloader, ele continua com a Stock 7.0 atualizada via ADB para 7.1.1. Não consigo desbloquear o bootloader, pois creio que com esse vai e vem de ROMs, acabei fazendo algo que impeça o desbloqueio. Essa semana saiu uma ROM pra ele 7.1.1, porém chinesa – dual language: chinês e inglês, porém, sem os aplicativos Google. Tenho duas perguntas: se eu utilizar essa ROM, conseguirei desbloquear o bootloader? E se não, conseguirei, mesmo ficando em inglês, ter os aplicativos Google rodando nele? Obrigado!

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 14 de setembro de 2017

      Fabio para desbloquear o aparelho é preciso pedir o código no site da Motorola, para somente depois conseguir desbloquear o bootloader independente da ROM instalada.
      Os aplicativos do Google podem serinstalados de forma manual, você irá precisar instalar o Google Play Services e depois a loja Google Play.
      Para deixar os aplciatiovos em português você pode seguir esse tutorial https://www.ajudandroid.com.br/2017/01/alterar-idioma-sistema-android-qualquer-linguagem.html

      1. Fabio Magalhaes 14 de setembro de 2017

        Olá, Marcos, boa tarde e obrigado pela resposta. Quanto ao desbloqueio do bootloader, eu fui até aos finalmente, quero dizer que tenho o código e quando dou o comando em fastboot ele me dá uma mensagem de ‘invalid boot state ‘. Então, queria saber se usando essa stock ROM mais recente ela possibilitaria o desbloqueio do bootloader. Quando usamos uma Stock ROM e instalamos por RSD, o bootloader é ‘reconstituído’ novamente?

        1. Marcos Gonçalves da Silva 14 de setembro de 2017

          Fabio toda firmware instala um novo bootloader, tanto que a versão muitas vezes é diferente, fiz uma rápida pesquisa aqui, encontrei muitas pessoas com o mesmo problema que você, algumas conseguiram utilizando apenas o comando o “fastboot flashing unlock”, tente para ver se consegue algum resultado diferente do que está tendo no momento.

          1. Fabio Magalhaes 14 de setembro de 2017

            Testarei o comando à noite, e darei o retorno amanhã, Marcos. Muito obrigado pela atenção!

          2. Marcos Gonçalves da Silva 14 de setembro de 2017

            Ok, tente verificar se você tem os drives mais recentes e o ADB mais novo também, as novas versões do ADB você pode baixa em https://www.ajudandroid.com.br/2017/01/depois-de-anos-adb-e-fastboot-sao-lancados-de-forma-oficial-sem-precisar-do-sdk-para-funcionar.html

          3. Fabio Magalhaes 15 de setembro de 2017

            Boa tarde, Marcos. Tentei ontem à noite executar o comando que você me passou, sem sucesso, a mensagem persiste. Vou tentar instalar a Stock ROM Chinesa do Moto Z Play e fazer os procedimentos para instalar os aplicativos Google. Paralelamente, tentarei desbloquear o bootloader novamente, pois desejo testar duas Custom ROM. Mais para frente, se vender o aparelho, deve ter saído uma Stock ROM 7.1.1 BR e restauro o aparelho. Mais uma vez obrigado. Continuarei postando os resultados aqui, pois creio que deva existir usuários com o mesmo casio que o meu. Abraço!

          4. Marcos Gonçalves da Silva 15 de setembro de 2017

            Fabio, que pena que não deu certo, mas espero que você consiga realizar o procedimento.

  3. Júlio 8 de agosto de 2017

    Tenho um zuk 2 que veio com Android 6.0.1 e firmware versão 2.0.093 ST Esta versão é a indiana certo? Porém não localizei nada no celular para atualizar o software/firmware, gostaria de colocar o Android 7 Nougat. Tem alguma diferença no procedimento? pois habilitei a depuração usb, fonte de terceiros, efetuei os clicks para tornar desenvolvedor, depois baixei o arquivo acima , descompactei, não solicitou senha para descompactar, criei a pasta sdfuse e coloquei o arquivo descompactado com 3Gb de extensão .qsb. Na hora de atualizar após UP DATE apresentou error dispositivo.

    Responder
    1. Marcos Gonçalves da Silva 9 de agosto de 2017

      Olá, Julio, então, você precisa seguir o tutorial desde o início, inclusive instalando a ROM chinesa ou a ROM indiana, o sistema que vem no aparelho é conhecido como ShopROM, é apenas para vender, mas não recebe atualizações, por isso, é necessário seguir o tutorial desde o começo.
      Lembrando que no caso da Indiana, você só precisa instalar a ROM e depois atualizar no próprio aparelho.

      1. Júlio 17 de agosto de 2017

        Olá Marcos, segui o procedimento completo mas agora ocorreu outro problema na hora de atualizar para ROM Indiana, no meio da atualização aparece a mensagem Download Fail: Sahara Fail:QSaharaServer Fail: Process Fail. Sabe o que pode ser? Eu tirei um print da tela se tiver como lhe enviar me passa o contato. Obrigado.

        1. Marcos Gonçalves da Silva 18 de agosto de 2017

          Júlio esse problema acontece por vários motivos, pode ser que você não executou o programa (QFIL) como administrador, ou até mesmo incompatibilidade, você pode tentar passar todos os arquivos para a pasta C: ou para outro HD e tentar novamente, caso mesmo assim não funcione, você tem duas opções, desativar a assinatura dos drives do sistema (pesquise no Google) ou basta utilizar outro PC para realizar o procedimento.

          1. Júlio 18 de agosto de 2017

            Olá Marcos, entrei nos fóruns da comunidade zuk internacional e descobrimos o que realmente ocorre e na verdade é simples, recomendado que a pasta dos arquivos esteja em C:\ e com nome pequeno no meu caso coloquei c:\LE\R em LE ficou todos os arquivos ADB e outros e em R ficou a ROM descompactada depois foi só seguir seu procedimento por completo e caso o QFIL ainda emita a mensagem de Sahara Fail é só tentar reiniciar o Qfil que uma hora da certo. Valeu obrigado. Passa essa dica para galera.

Deixe seu Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Send this to a friend