Como alterar o idioma do sistema Android para qualquer linguagem

MoreLocale 2

O Android é um sistema que chega com muitos idiomas, mas muitas fabricantes gostam de usar apenas os idiomas que são interessantes para os países em que o aparelho será lançado, assim consumidores de outras linguagens acabam ficando sem o sistema no seu idioma tradicional, por isso, saber “instalar um idioma” no Android é essencial.

Aqui no site Ajudandroid, anos atrás ensinamos como mudar a linguagem do seu Android, o novo primeiro tutorial foi o mude o idioma dos aparelhos Android com o aplicativo Morelocale2.

Hoje ensinaremos como alterar o idioma do sistema Android para qualquer língua e assim ter todos os aplicativos compatíveis com a linguagem do seu país de origem.MoreLocale 2

O maior problema é que o tutorial agora é ultrapassado e não funciona em aparelhos com o Android 6.0 Marshmallow ou superior, isso significa que o tutorial citado só irá funcionar perfeitamente no Android 5.1 ou versões anteriores.

Mas hoje iremos ensinar como mudar a linguagem do Android em qualquer aparelho, mesmo se ele não tiver o idioma que você quer utilizar.

Como primeiro passo recomendamos que você baixe um aplicativo para mudar o idioma, aqui desde que conheço o Android, só uso o MoreLocale 2, basta apertar no nome para ir direto para a loja Google Play e iniciar o download do aplicativo.

Depois que o aplicativo é instalado, é necessário abrir o MoreLocale 2, ao lado do nome do aplicativo aperte nos “…”, logo depois aperte em “Add Locale”, na aba que irá abrir, em “Label” escreva “português”, em “Language” digite “pt” e em “Country” digite “BR”, em “variant” não escreva nada, logo depois aperte em “Add”.

MoreLocale 2

Agora aperte no português que acabou de adicionar, irá aparecer uma mensagem, ela está falando que você precisa autorizar o aplicativo para que ele possa modificar o idioma.

Para autorizar é necessário baixar o ADB para o seu computardor, baixe a versão mais recente no ADB e Fastboot são lançados de forma oficial sem o SDK, logo depois descompacte o arquivo e entre na pasta, na pasta segure o shift e aperte o botão direito do mouse e escolha a opção “Abrir aqui uma janela de comando”.

ADB abrir janela de comando

No smartphone com o sistema Android é necessário que você vá em configurações (settings), logo depois em sobre o telefone (about), e em número da versão (Version) aperte cerca de 8 vezes até virar um desenvolvedor (You are a developer), agora volte uma tela e entre na opção de desenvolvimento e agora ative a opção “USB Debugging”, lembrando que alguns aparelhos a opção de desenvolvimento fica em outro lugar, por exemplo, o Lenovo Zuk Z2, a opção de desenvolvimento depois de ativada é localizada “Advanced Settings” e se chama “Developer options”, mas normalmente na maioria das vezes essa opção fica em configurações.

notificação ADB

Com a opção USB Debugging ativa, conecte o smartphone ou dispositivo Android em seu PC, no aparelho irá aparecer uma pergunta, aperte em “ok” para confirmar, logo depois no ADB, cole o texto em negrito adb devices e aperte enter no teclado, ele serve para conferir se o aparelho está conectado certinho no computador, se preciso aperte novamente “Ok” no dispositivo Android.

ADB janela de comando

Agora basta colar no ADB o seguinte texto em negrito adb shell pm grant jp.co.c_lis.ccl.morelocale android.permission.CHANGE_CONFIGURATION e aperte enter no teclado, quando executar esse comando o Android já estará em português do Brasil.

ADB janela de comando

Infelizmente o MoreLocale 2 e outros aplicativos conhecidos atualmente só conseguem deixar o idioma em português para aplicativos e jogos que possuem esse idioma disponível, as opções do Android, menus e itens exclusivos das fabricantes ou operadoras não são traduzidas.

Apesar do texto para seguir ser muito grande, o procedimento é muito simples e rápido, você deverá demorar cerca de dois minutos ou até menos para conseguir fazer todo o procedimento e deixar o sistema em português.

Google Play Brasil

Lembrando que esse procedimento não traz qualquer problema ao seu aparelho Android, você não irá perder a garantia do aparelho ou qualquer coisa parecida, para que o sistema volte ao normal, basta fazer uma restauração de fábrica.

Depois de finalizar a troca de idioma, lembre-se de desligar a opção “USB Debugging”.

Para trocar o idioma para outra linguagem que não seja do Brasil e português, recomendamos que você pesquise as siglas corretas para o seu uso.

Previous ArticleNext Article

16 Comments

  1. Muito obrigado!! Rodei por diversos sites, tentei várias coisas diferentes e nada funcionou. Quando já estava desacreditado encontrei essa explicação que, de tão simples, parecia mentira rs.
    Um grande abraço!!

  2. bom dia, tentei executar a dica num alcatel A30 comprado nos EUA, sem sucesso. Ele vem com o android 7.0. o problema é que ao clicar as 8 vezes na versão do android aparece um grande N na tela e se clico ali aparece uma carinha e se clica de novo um simbolo de proibido… tentei das duas maneiras voltar ao menu e localizar o USB debbuging sem sucesso. testei na tela de comando (no PC) mas dá mensagem de que não esta rodando o programa. alguma sugestão? Obrigado.
    https://uploads.disquscdn.com/images/38badea914570ae468173d226fd6c7bce7575af5f5f34c509d1e860d8b8b330e.jpg

    1. Juliano você precisa ativar a opção de desenvolvimento do sistema, você precisa apertar sobre a versão do Android e não segurar, se segurar realmente vai para a tela com o simbolo do Android.
      Somente com a opção de desenvolvimento é possível seguir no tutorial.

  3. Valeu campeão, já tinha tentado outros métodos e não tinha dado certo já estava aflito, mas, com seu tutorial deu td certinho, obrigado abraços.

  4. Infelizmente não consegui, exibe:

    C:\Program Files (x86)\Android – platform-tools-latest-windows\platform-tools>ad
    b shell pm grant jp.co.c_lis.ccl.morelocale android.permission.CHANGE_CONFIGURAT
    ION
    adb server version (31) doesn’t match this client (39); killing…
    * daemon started successfully *
    error: no devices/emulators found

    Alguém pode me ajudar? Do que entendo, exibe que não existe celular conectado, algo do gênero, mas quando ligo o USB no pc, abre para transferir arquivos normalmente no computador.

    Obrigado.

  5. Eu consegui traduzir porém, ao reiniciar o meu smartphone ele volta para o idioma original que é inglês e o português some das opções, o meu é um zuk z2 fiz o procedimento mas não dura uma reiniciada, pode me ajudar ????

  6. Prezado, eu fiz todo o tutorial seguindo passo a passo e com funciona tudo certo no entanto o problema ocorre quando eu reinicio o celular e volta para o português de portugal. Isso é normal? Eu vou ter que ficar colocando pt br toda vez que reiniciar o celular? O meu modelo é um Nokia 3. Muito obrigado desde já

    1. Gabriel, isso ai é o próprio sistema da fabricante que não está 100% com o que o Google indica fazer, aqui eu tenho um Zuk Z2, na versão 6.0 do Android, ele funcionava normalmente, já no Android 7.0 toda vez que reiniciava precisava entrar no app e selecionar o idioma, agora no Android 8.0 Oreo, posso reiniciar que o sistema volta com o idioma português.
      Infelizmente não tem muito o que fazer, nem testar outros apps de tradução não irá funcionar, o jeito é se acostumar até que o aparelho seja atualizado para uma nova versão do sistema que deixe o app funcionar corretamente.

  7. Boa tarde, tentando o método, me apareceu a seguinte mensagem:

    adb : The term ‘adb’ is not recognized as the name of a cmdlet,
    function, script file, or operable program. Check the spelling of
    the name, or if a path was included, verify that the path is
    correct and try again.
    At line:1 char:1
    + adb devices
    + ~~~
    + CategoryInfo : ObjectNotFound: (adb:String) [], Com
    mandNotFoundException
    + FullyQualifiedErrorId : CommandNotFoundException

    Suggestion [3,General]: The command adb was not found, but does exist in the current location. Windows PowerShell does not load commands from the current location by default. If you trust this command, instead type: “.\adb”. See “get-help about_Command_Precedence” for more details.

    Como proceder?

    1. Gabriel, esse problema deve ser do seu próprio aparelho, o tutorial só ensina como dar permissão para o aplicativo trocar o idioma, tanto que se você utilizar outro app para trocar de linguagem, será preciso dar a permissão especifica para o novo aplicativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 + 13 =

Send this to a friend