Tecnologias

Passive Wi-Fi é a tecnologia que utiliza 10.000 vezes menos energia que aparelhos atuais

Wi-Fi Logo

Atualmente a tecnologia Wi-Fi é muito eficiente para manter todos conectados, mas claro que o consumo de energia é algo que atrapalha o uso principalmente em smartphones.

Passive Wi-Fi é a tecnologia que utiliza 10.000 vezes menos energia que aparelhos atuais, novidade promete modificar e melhorar o Wi-Fi que conhecemos.

O departamento de engenharia da Universidade de Washington revelou sua nova descoberta que poderá manter aparelhos móveis ligados por mais tempo, mas fazendo praticamente a mesma coisa que já fazemos.

A nova tecnologia se chama Passive Wi-Fi (Wi-Fi Passivo), ela foi produzida para diminuir o gasto de energia que a tecnologia Wi-Fi atual utiliza e que facilmente deixa muitos dispositivos sem bateria no final do dia.

O departamento de engenharia da Universidade de Washington conseguiu diminuir o consumo de energia em cerca de 10.000 vezes, um valor extremamente grande e que irá fazer um grande diferencial no uso diário.

Para conseguir esse feito, os desenvolvedores explicam que a tecnologia Wi-Fi em resumo utiliza dois chips um Digital (Baseband) e outro analógico (RF), o primeiro utiliza somente O (10) uW e o segundo consegue consumir 100mW, então eles conseguiram retirar o chip analógico para que o consumo de energia se tornasse o menor possível.

Nos testes atuais a Universidade de Washington revela que essa nova tecnologia conseguiu transferir dados com velocidade de 11 Mbps, mas a expectativa é que a velocidade seja melhorada conforme o projeto é aprimorado.

Com esse pequeno consumo de energia, os desenvolvedores esperam que a tecnologia Wi-Fi Passive possa ser usada em novas tecnologias de comunicação, mas que também poderá equipar dispositivos tradicionais como smartphones, tablets, TVs inteligentes, notebooks e muito mais.

Assim como acontece com as novas tecnologias, o Wi-Fi Passive ainda não possui data prevista para se tornar realidade, mas seria interessante ver a mesma equipando muitos aparelhos no mercado em um futuro próximo.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *