Escreva para pesquisar

Notícias

CyanogenMod deixa de existir e surge LineageOS em seu lugar

A ROM mais conhecida do mundo não será mais atualizada, infelizmente ela chegou ao seu fim, mas pode renascer em uma nova versão.

CyanogenMod deixa de existir e surge LineageOS em seu lugar, ROM terá suporte menor, mas a esperança é que a comunidade ajude.

Infelizmente a ROM CyanogenMod e o sistema CyanogenOS não existem mais e seu suporte será terminado de vez a partir do dia 31 de dezembro.

Sabemos que o Android é livre e gratuito, por isso, conquistou muitos usuários e desenvolvedores, quem quiser só precisar do código do sistema e poderá modificar o que quiser, pode até mesmo fazer seu próprio sistema operacional.

A CyanogenMod com certeza é uma das mais conhecidas ROMs de terceiros, ela é um grande sucesso principalmente para quem não possui um aparelho novo, mas quer se manter com a versão mais recente do sistema Android.

Com o anuncio oficial, a Cyanogen Inc, revela que o sistema CyanogenMod só irá existir até o dia 01 de janeiro, logo depois dessa data o sistema não irá receber suporte e nem atualizações.

CyanogenMod

O principal motivo para isso acontecer foi falta de dinheiro, assim não foi possível manter a infraestrutura necessária para que o desenvolvimento seguisse adiante.

Para quem é fã da ROM ou está com medo do seu aparelho atual não poder usar uma versão mais recente do Android no futuro, saiba que a CyanogenMod irá se transformar no LineageOS, algo que já vimos em “ROM CyanogenMod pode ter seu nome alterado para LineageOS”.

O novo sistema LineageOS na verdade é a própria CyanogenMod, mas o nome trocado possivelmente é para evitar problemas com marca a registrada.

CyanogenMod

LineageOS ainda não possui muitos recursos, por isso, a primeira mudança será no número de aparelhos que serão suportados, será bem menor do que a CyanogenMod suporta atualmente, a expectativa é que a comunidade Android ajude para a iniciativa ganhar vida, atualmente a nova ROM está sendo controlada pelo Steve Kondik que ajudou a criar a CyanogenMod.

A Cyanogen Inc agora irá focar em trazer recursos para todos os aparelhos que rodam o sistema Android, então não será difícil no futuro encontrar funções da ROM CyanogenMod prontas para serem instaladas no sistema Android de qualquer aparelho.

A notícia realmente não é boa para que adora ROMs, a CyanogenMod é uma das ROM mais usadas no mundo, mas o pior é que muitos desenvolvedores usam ela como base para lançar outras ROM com visual e opções diferentes, ou seja, muitas pessoas poderão ter seus aparelhos abandonados pela comunidade.

CyanogenMod logo no smartphone

Nesse momento é impossível saber o que realmente irá acontecer com a ROM LineageOS, mas esperamos que a comunidade novamente se junte e que o projeto tenha um grande futuro para que muitas pessoas possam usar a versão mais recente do Android mesmo em aparelhos mais antigos.

Minutos antes da gente publicar, a Cyanogen Inc desligou todos os servidos relacionados com a CyanogenMod, por isso, a morte do sistema foi mais prematura do que o esperado, agora temos que esperar mais informações sobre a ROM LineageOS que deverão aparecer em breve.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *