Opinião

Saiba se muita memória RAM realmente faz diferença em um smartphone com sistema Android

Memória RAM

Muitas pessoas têm algumas dúvidas referentes a memória RAM nos smartphones atuais e como ela funciona, hoje iremos falar um pouco sobre esse assunto.

Saiba se muita memória RAM realmente faz diferença em um smartphone com sistema Android e tire suas dúvidas de uma vez por todas.

Desde que começou o seu sucesso, o Android deixa muita gente brava quando a memória RAM está sendo muito usada, mas os usuários deveriam saber que memória foi feita para ser usada a todo momento e não para ficar livre.

Ao contrario do que muitas pessoas pensam, o sistema Android foi feito para consumir a memória RAM, ao abrir um aplicativo ou jogo, eles vão diretamente para a RAM do seu aparelho.

Galaxy Note 7 4GB RAM

Os aplicativos e jogos vão se acumulando na memória RAM até ela ficar cheia, mas não pense que isso é ruim, ao contrario, isso é excelente e mostra que tudo está funcionando como deveria.

Como um sistema móvel, o Android usa muitos truques para gastar pouca energia e assim manter os aparelhos ligados pelo maior tempo possível, um desses truques é a memória RAM, com os aplicativos e jogos nessa memória, o processador irá funcionar em menor tempo o que é essencial para gastar pouca bateria.

De forma automática o sistema Android irá liberar a memória RAM quando ela estiver muito cheia ou os apps e jogos não são usados por muito tempo.

Uma das maiores dúvidas dos usuários do sistema Android é saber se a quantidade maior de memória RAM realmente irá fazer diferença em seu uso diário, às vezes, um aparelho com mais ou menos memória RAM pode variar entre valores de R$200 ou um pouco mais ou um pouco menos, por isso, muitas pessoas querem descobrir se um investimento maior ou menor irá afetar a usabilidade do sistema como um todo.

Memória RAM Android 6.0

Em geral muita memória RAM realmente faz diferença em um smartphone Android, mas tudo depende de como você usa o seu aparelho, talvez memória RAM extra não trará benefícios para o seu tipo de uso.

Teoricamente podem falar números de aplicativos que podem ser abertos com uma quantidade de RAM, mas logicamente que o sistema usado e os aplicativos podem alterar esse valor para mais ou para menos, confira:

  • 2GB de memória RAM abre cerca de 25 aplicativos
  • 3GB de RAM mantem aberto cerca de 37 apps
  • 4GB de RAM consegue gerenciar cerca de 50 aplicativos ao mesmo tempo.

Como podemos ver, a memória RAM é usada para manter os aplicativos abertos mesmo quando não estão em uso, com eles na memória, você conseguirá alternar entre vários aplicativos sem que nenhum deles seja reiniciado e tenha que usar o processador para ser reaberto.

Quando o Zenfone 2 foi lançado com 4GB de memória RAM, falamos sobre o aparelho e em “Vídeo: ZenFone 2 de 4GB permite alternar entre 5 jogos sem reiniciar nenhum” mostramos o aparelho fazendo pleno uso de toda essa quantidade de memória.

Agora a Oukitel fez um vídeo próprio para mostrar que 4GB de memória RAM é mais do que suficiente para qualquer consumidor de smartphone, confira:

No vídeo podemos ver o Oukitel U15 abrindo 52 aplicativos diferentes, você pode notar que não existe travamento ou algo do tipo na abertura de cada app, essa marca é bem impressionante e revela como a memória precisa ser usada e não ficar livre como muitos usuários do sistema Android acreditam.

Com todos esses aplicativos abertos, será pouco provável que qualquer um deles tenha que ser reaberto, assim, você estará gastando pouca energia ao abrir um app que já foi aberto e ainda terá a vantagens de cada um deles abrirem rapidamente.

Em resumo, podemos falar que a memória RAM é muito importante e pode fazer uma enorme diferença para muitas pessoas que usam muitos aplicativos ao mesmo tempo, para as que usam poucos aplicativos por dia, a recomendação é ter um aparelho com no mínimo 2GB de RAM apenas para não ter travamentos e investir em smartphones com melhorias importantes para o seu uso, por exemplo, uma câmera melhor, a prova d’água, bateria maior e muito mais.

Lembrando que os mais rápidos aparelhos da China já chegam com 6GB de RAM como podemos ver em “AnTuTu revela os smartphones mais rápidos do mês de agosto, maioria ainda são da China e com Android” e que a Samsung já tem 8GB de memória RAM para smartphones e tablets, saiba mais detalhes em “Samsung anuncia memória RAM de 8GB para dispositivos móveis”.

Confira itens parecidos em nossa “Seção Curiosidades”.

Artigo AnteriorPróximo Artigo
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *