Escreva para pesquisar

Notícias

Play Store a partir de agora irá contar com novo filtro para evitar fraude e spam

A loja do Android não é uma das mais seguras, mas o Google está fazendo de tudo para deixar tudo mais seguro para os consumidores do sistema.

Play Store a partir de agora irá contar com novo filtro para evitar fraude e spam, itens que diariamente deixam muitos usuários preocupados com o que podem ou não baixar.

Nos últimos meses podemos citar vários malwares que aparecerem na loja Google Play, veja em “Aplicações da loja Google Play tinham malware e foram baixadas mais de 100 mil vezes”, “El Gato, o malware que criptografa seus dados e pede resgate para libertar os arquivos” e em “Malware Godless infecta aparelhos Android até mesmo através de aplicativos da loja Google Play”.

Malware Viking Horde

Mas o que muitas pessoas não notaram é que muitos desses malwares para se tornarem aplicativos conhecidos estão usando várias formas de enganar o usuário.

Uma dessas formas é usar muitas opiniões positivas para conseguir destacar o seu próprio aplicativo e conseguir se destacar entre os milhares que temos disponíveis.

Muitos aplicativos mal-intencionados conseguem o controle do smartphone da vitima e a primeira ação é o próprio app conseguir escrever e dar muitas estrelas na loja Google Play, assim muitas pessoas olham o rank do app e as avaliações e pensam que o aplicativo é seguro, mas estão sendo enganados.

Outra forma de enganar o sistema é ficar realizando várias instalações do aplicativo, dessa forma o número de download é inflado e com o aumento de download, muitas outras pessoas irão baixar achando que o app está seguro e livre de ameaças, mas no final acabam sendo mais uma vítima de um malware.

Google Play logo

Para tentar evitar esses problemas que citamos, o Google anunciou que a loja Google Play a partir de agora irá contar com um filtro para diminuir as fraudes e spam que aparecem.

Ao encontrar algo de errado, o Google irá enviar uma mensagem advertindo o desenvolvedor e inclusive enviando dados que precisam ser modificados no aplicativo, se o desenvolvedor cometer a mesma falha novamente, o app será retirado da loja e a conta do desenvolvedor é automaticamente cancelada.

Claro que esse novo sistema irá ajudar os usuários ficarem mais seguros, mas ainda precisamos ter muito cuidado com o que baixamos.

Para se manter seguro, a nossa sugestão é que você leia “Conheça os recursos de segurança que estão disponíveis no Android”.

Compartilhe
Tags:
Marcos Gonçalves da Silva

Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

  • 1

Você pode gostar de:

Deixe um Comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *