Malware Gooligan consegue token da sua conta Google, compra aplicativos e afeta mais de 13 mil Android por dia

Malware Gooligan

Os malware estão evoluindo e sendo usados de maneiras mais inteligentes do que nunca, a intenção sempre é a mesma, conseguir dados dos usuários ou dinheiro de forma fácil.

Malware Gooligan consegue token da sua conta Google, compra aplicativos e afeta mais de 13 mil Android por dia e parece que irá infectar muitos outros aparelhos.

A empresa de segurança Check Point Software Technologies revelou que descobriu um novo malware, ele é uma variante do malware Google Push que conhecemos em “Ghost Push novo vírus de Android que deixa o aparelho lento e consome dados”.

Gooligan chega com várias formas de infectar o sistema Android, mas as suas duas formas mais populares é através de aplicativos ou apertar em algum link malicioso que promete te levar para um site verdadeiro.

Malware Gooligan

Como a maioria dos malwares atuais, o Gooligan consegue liberar o root do aparelho e logo depois se torna “dono” do aparelho e pode fazer o que quiser com o sistema.

Ao controlar todo o sistema, o malware já vai atrás do token da conta Google que está no aparelho, para quem não sabe, o token é praticamente uma chave que permite que o seu smartphone ou tablet fique conectado em sua conta, dessa forma todos os aplicativos do Google irão funcionar sem que você precise ficar colocando o e-mail e senha em cada um deles.

Com o token da sua conta Google sendo obtido, o malware consegue acesso aos aplicativos Google, fotos, documentos, Google Play, Google Drive e outros. O destaque vai para a loja Google Play, que o malware consegue até mesmo realizar a compra de aplicativos pagos e claro que a vítima será obrigada a pagar ou provar que não fez a compra.

Atualmente o malware Gooligan afeta cerca de 13mil aparelhos por dia, mas já conseguiu infectar mais de um milhão de dispositivos até agora.

Os sistemas que estão correndo perigo são o Android 4.1, 4.2, 4.3, 4.4, 5.0 e 5.1, juntos os sistemas equipam cerca de 73% dos aparelhos atuais em uso.

Malware Gooligan

Google já está ciente desse problema, inicialmente o mesmo está revogando o token dos usuários afetados pelo malware, os aplicativos que foram comprados nesse tempo foram removidos e está adicionando barreiras na própria loja, mas ainda está procurando uma solução definitiva para esse problema.

Para descobrir se sua conta do Google foi afetada recomendamos que visite o site https://gooligan.checkpoint.com/, basta adicionar o seu e-mail e depois em apertar em “Check”.

Se aparecer uma mensagem que sua conta foi afetada, você terá que reinstalar o sistema de fábrica em seu aparelho, lembrando que uma restauração de fábrica não irá resolver o problema, já que o malware continua até mesmo após a operação, então você precisa instalar o sistema limpo novamente.

Você pode saber mais e conferir a lista com alguns aplicativos falsos que possuem o Gooligan em Checkpoint.

Previous ArticleNext Article
Avatar for Marcos Gonçalves da Silva
Sou uma pessoa que adora tecnologia, que gosta de ajudar, principalmente quando tem tecnologia envolvida, espero conseguir trazer muitas informações, aplicativos e principalmente jogos para todos que gostam de Android.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × um =

Send this to a friend